Ao som das memoráveis marchinhas de Carnaval: Mamãe eu quero! Ó, abre alas, que eu quero passar! Me dá dinheiro aí!, entre outras músicas tradicionais do século XX, a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (13/02), no salão social do Clube 28 de Janeiro, o primeiro Baile da Terceira Idade de 2026.

Coordenada pela diretoria municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa de Apucarana, a atividade intitulada “Bloco da Longevidade”, contou com a presença de Romilda Mota, mãe do prefeito Rodolfo Mota, que deu as boas-vindas aos cerca de 200 idosos presentes. “Faz muitos tempo que acompanho esse trabalho, sempre ouvia falar da dedicação da equipe, da doutora Fabíola (secretária), da Jéssica (diretora), mas ainda não tinha vindo participar. Hoje eu fiz questão de estar aqui. Gostei muito, achei lindo ver todos vocês dançando, animados, felizes”, disse, ressaltando o entusiasmo dos idosos mesmo com o clima chuvoso. “Mesmo com esse tempinho mais fresco, ninguém ficou parado. Está todo mundo animado, participando, e isso é o mais importante. Eu não danço muito, mas faço questão de estar no meio de vocês, porque esse momento é especial”, complementou dona Romilda.

A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, enfatiza que a retomada dos bailes, após recesso de final de ano, era bastante aguardada por todos os participantes. “Esta atividade já se tornou parte da vida deles. Fortalece vínculos sociais, gera resultados positivos diretos na saúde física e mental dos idosos”, assinala a secretária.

Além de membros dos Grupos Conviver, a primeira edição de 2026 contou com a presença de idosos do Programa Centro Dia da Pessoa Idosa, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que possuem algum grau de dependência de cuidados. Eleita Miss Bloco Longevidade 2026, Aparecida Batiston, moradora do Jardim das Flores, destacou a alegria de participar do primeiro baile do ano. “Eu sempre venho aos bailes e estou amando. Esse foi o primeiro do ano e foi muito bom. A gente se divertiu bastante”, afirmou.

Cida, como é conhecida, também ressaltou a importância dos encontros para a saúde e o convívio social. “Isso aqui é saúde. Pela idade que eu tenho, me sinto premiada. Tenho uma ótima saúde. Aqui é o nosso ponto de encontro. A gente vem, conversa, mata saudade dos amigos e ainda faz exercício dançando. Estava travando com as férias, agora já destravei”, brincou a idosa.

O evento também contou com a presença da Diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa de Apucarana, Jéssica Mantovani, da coordenadora dos Grupos Conviver, Ilce Maydana e do diretor de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social, Willian Penharbel.

Publicações Recomendadas