A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realiza nesta quinta-feira (29/01), às 19 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal, o lançamento oficial da 63ª Prova Pedestre 28 de Janeiro. A edição deste ano será a maior da história da tradicional corrida, com a participação de mais de 5,4 mil atletas.

A competição acontece no próximo sábado (31). As largadas serão realizadas na Praça Rui Barbosa, às 19 horas para a prova de 5 quilômetros e às 20h15 para os atletas inscritos nos 10 quilômetros. No período da manhã, a partir das 9 horas, crianças e adolescentes participam da Prova Vinteoitinha, iniciativa voltada ao incentivo ao esporte desde a infância.

A edição deste ano contará com a presença de atletas de elite do Brasil e do exterior, reforçando o protagonismo de Apucarana no cenário nacional do pedestrianismo. Três atletas africanos estão confirmados na disputa. No masculino, participam Konel Kipsang, de Uganda, e Willian Kibor, do Quênia. No feminino, Alemtsehay Adbaru Gebeyhu, da Etiópia.

Entre os brasileiros, destacam-se Wallace Evangelista Caldas, vice-campeão da Prova Pedestre 28 de Janeiro em 2025 e segundo colocado no ranking brasileiro dos 5 quilômetros; Damião Ancelmo de Souza, vice-campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2023; e Núbia de Oliveira Silva, terceira colocada no geral da última Corrida Internacional de São Silvestre e líder do ranking brasileiro dos 10 quilômetros.

O prefeito Rodolfo Mota ressalta que a presença de atletas de alto rendimento consolida Apucarana como referência nacional na modalidade. “Nesta edição, implementamos importantes inovações. Antecipamos a Prova Vinteoitinha para o período da manhã, ampliamos a premiação, criamos um bônus para os atletas apucaranenses e passamos a realizar os pagamentos via Pix. Essas medidas contribuíram diretamente para alcançarmos um número recorde de inscritos”, destacou.

O prefeito também enfatizou a relevância simbólica do evento neste momento especial para o município. “A atleta Núbia, melhor brasileira colocada na última São Silvestre, já está em nossa cidade participando das comemorações dos 82 anos de Apucarana. É uma honra receber tantos corredores, profissionais e amadores. Sem dúvida, teremos uma prova muito disputada e uma grande celebração do esporte”, afirmou.

Atletas de elite confirmados na 63ª Prova Pedestre 28 de Janeiro

Masculino
01 – Wallace Evangelista Caldas – Vice-campeão da Corrida 28 de Janeiro (2025); 2º lugar do ranking brasileiro dos 5 quilômetros.

02 – Damião Ancelmo de Souza – Vice-campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2023).

03 – Wendell Jerônimo Souza – Campeão da Maratona de Porto Alegre; segundo brasileiro na última São Silvestre.

04 – Konel Kipsang (Uganda) – Campeão dos 10 km de Mbale, em Uganda (2025); campeão da Corrida de Kapsokwony, em Uganda.

05 – Willian Kibor (Quênia) – Quarto colocado na última São Silvestre; campeão da Corrida Challenger em Fortaleza; melhor marca dos 10 km no Brasil em 2025, com o tempo de 28min52s.

06 – Edson Aparecido Emídio – Quinto colocado na Corrida 28 de Janeiro (2023); campeão dos Jogos Abertos do Paraná (2024).

Feminino
01 – Núbia de Oliveira Silva – Terceira colocada no geral da última São Silvestre e primeira brasileira; líder do ranking brasileiro dos 10 km.

02 – Tatiane Raquel da Silva – Terceira colocada na Corrida 28 de Janeiro (2025); participou de duas Olimpíadas.

03 – Marcela Cristina Gomes (Argentina) – Terceira colocada na Corrida 28 Janeiro (2024); primeira do ranking argentino de maratonas.

04 – Renata Moreno dos Santos – Primeira colocada da Elite “B” da última São Silvestre; líder do ranking paranaense dos 10 km.

05 – Janine Rodrigues de Oliveira – Campeã mato-grossense da Meia Maratona; campeã da Maratona de Pomerode (2025).

06 – Felismina Vandohali – Vice-campeã da Corrida 28 de Janeiro (2024); primeira brasileira na São Silvestre (2023).

07 – Alemtsheay Adbaru Gebeyhu (Etiópia) – Vice-campeã da Corrida de Vênus, na Etiópia (2025); 4ª colocada na Volta da Pampulha (Minas Gerais) 2025.

08 – Susane de Araujo Martins – Primeira brasileira na Corrida de Reis de Cuiabá – Mato Grosso (2026).

09 – Gabriela de Freitas Tardivo – Líder do ranking brasileiro sub-23 da prova dos 3.000 m com obstáculos.

10 – Maria Aparecida Ferraz Salgado – Vice-campeã do Troféu Cidade de São Paulo (2026).

Publicações Recomendadas