A Praça Rui Barbosa recebeu, no domingo (30/11), a grande final do Circuito de Corrida de Rua das Escolas Municipais. Depois de quatro etapas ao longo do ano, os 20 estudantes mais bem colocados de cada categoria disputaram a última prova da temporada, em um evento promovido pela Autarquia Municipal de Educação com apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, destacou que o circuito reforça o compromisso da gestão em aproximar a atividade física da rotina das crianças. “A corrida incentiva hábitos saudáveis desde cedo e cria uma conexão positiva com o esporte. Ver tantos alunos participando com entusiasmo mostra que estamos no caminho certo ao apoiar ações que unem educação, saúde e lazer”, afirmou.
O prefeito Rodolfo Mota afirma que a final ocorreu em clima de celebração, reunindo estudantes, pais e professores. “Com muita alegria encerramos nosso circuito de corridas, próximo ao fim do ano letivo e das formaturas. Este é um momento de celebração do futuro dessas crianças”, disse, acrescentando que os três primeiros colocados em cada categoria receberam troféus e todos os estudantes ganharam medalhas.
O prefeito ressaltou o envolvimento das famílias, citando o exemplo de mães que incentivam os filhos a praticar esporte diariamente, substituindo o tempo diante do celular por atividade física saudável. “É um tempo em que a criança pratica esporte e não fica no celular, no videogame ou mesmo na rua onde pode ter contato com coisas erradas”, pontuou Rodolfo Mota.
Além do incentivo nas escolas, o prefeito afirma que o Município apoia a sequência no esporte para aqueles que desejam aprimorar o talento. “Lançamos neste ano a primeira edição do programa Bolsa Atleta, voltado a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. São 600 reais mensais para que possam adquirir equipamentos esportivos, como quimonos, chuteiras ou itens para o atletismo. É uma forma concreta de apoiar quem sonha em ser atleta”, explicou.
O prefeito afirmou ainda que, por meio dos programas ofertados pela Prefeitura, Apucarana conta com mais de 2 mil alunos em atividades esportivas e quase 3 mil em programas culturais, como aulas de música e dança.
A secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, lembra que cada etapa do circuito ao longo do ano reuniu cerca de 700 estudantes e, desta prova final, participaram os 20 melhor classificados em cada categoria. “Voltado para estudantes de 7 a 11 anos, o circuito contou com provas divididas em quatro categorias — nascidos em 2014, 2015, 2016 e 2017 — com percursos de 400 ou 600 metros, conforme a faixa etária. Mais do que medalhas, o circuito contribui na formação do estudante e para desenvolver talentos”, disse Ana Paula.
CONFIRA OS RESULTADOS
nascidos em 2014 – feminino: 1º Alana Rodrigues (Albino Biacchi); 2º Nathaly Emanuely (Joaquim Vicente de Castro); 3º Agatha Fernanda Clemente (Karel Kober).
nascidos em 2014 – masculino: 1º Davi Felipe Moraes (Braga Cortes); 2º Paul Robert de Oliveira (Presidente Médici); 3º Leandro Matheus da Silva (Antonieta).
nascidos em 2015 – feminino: 1º Julia Santos de Lara (Braga Cortes); 2º Aghata Gabrielly de Oliveira Alves (Durval Pinto); 3º Luana Pego Reczkowski (Dinarte Pereira).
nascidos em 2015 – masculino: 1º Leonardo Gonçalves (Albino Biacchi); 2º Davi Lucca Lourenço (João Batista); 3º Pedro Alves Douhei (Albino Biacchi).
nascidos em 2016 – feminino: 1º Alícia Rodrigues (Albino Biacchi); 2º Emily Beatriz de Paula (Vicente de Castro); 3º Manuela Silva de Aguiar (Fernando José Acosta).
nascidos em 2016 – masculino: 1º Nathan Augusto Gerin (Braga Cortes); 2º Arthur Gustavo Freitas (Antonieta); 3º Ian Guilherme Freitas (Antonieta).
nascidos em 2017 – feminino: 1º Lorena Chaves (Vereador José Ramos); 2º Analu de Moraes Menha (Vereador José Ramos); 3º Maria Helena Alves Paiva (Dr. Joaquim).
nascidos em 2017 – masculino: 1º Gabriel Magro Kurunzi (Presidente Médici); 2º Arthur Francisco Pederson (Vereador José Ramos); 3º Daniel Santana Silvério (Albino Biacchi).





