Uma empresa especializada contratada pela Prefeitura de Apucarana iniciou nesta quarta-feira (19/11) os trabalhos de reconstrução do sistema de drenagem, pavimentação asfáltica, meio-fio, sarjeta e calçada em trecho da Rua Rio dos Patos, no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, onde uma erosão de grande porte abriu uma cratera e interditou totalmente a via.
Os problemas começaram no dia 7 de novembro, após o rompimento de uma tubulação antiga de material metálico. Corroída pelo tempo, a estrutura colapsou e provocou uma erosão subterrânea que atingiu cerca de sete metros de profundidade. A situação se agravou com as chuvas do último final de semana, que ampliaram os danos e derrubaram uma árvore sobre a adutora da Sanepar, interrompendo temporariamente o abastecimento de água no bairro e regiões próximas.
O prefeito Rodolfo Mota esteve no local acompanhado do vice-prefeito, Marcos da Vila Reis, e informou que o investimento municipal será de R$ 455.998,05, em contrato emergencial com a empresa Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, de Apucarana. “Em menos de duas semanas já contratamos a empreiteira. A Sanepar corrigiu a adutora e reforçou a tubulação. Apesar da complexidade do problema, estamos dando uma resposta rápida. A Rua Rio dos Patos é uma via importante, e vamos acompanhar cada etapa para garantir segurança e qualidade”, afirmou o prefeito.
O engenheiro civil Bruno de Rosis Gonçalves, fiscal técnico da Secretaria de Obras, reforça que a erosão exige interdição total até o fim da obra. “O serviço envolve a renovação completa da drenagem e a reconstrução do pavimento e calçadas. Alguns moradores ainda insistem em ignorar as barreiras, o que é extremamente perigoso, sobretudo com o uso de máquinas pesadas. Pedimos que respeitem a sinalização e utilizem rotas alternativas”, alertou.
Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, cerca de 50 metros de tubulação serão substituídos. “O córrego que passa sob a rua era canalizado com tubulação metálica antiga, que se deteriorou. Agora faremos a substituição por tubos de concreto, que têm maior durabilidade e melhor custo-benefício. Depois da drenagem, serão executados o novo pavimento, meio-fio, sarjeta e calçada, possibilitando assim restabelecer o tráfego de veículos e pedestres”, reforça o secretário.





