A Prefeitura de Apucarana vai participar da edição 2013 do Programa Prefeito Amigo da Criança. Uma iniciativa da Fundação Abrinq, organização social que desde 1990 trabalha para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados, o “Prefeito Amigo da Criança” mobiliza os gestores municipais para que se comprometam a desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e recursos no orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes em seu município.
“Temos uma diversidade de iniciativas neste sentido, pois acreditamos que somente através da educação e cuidados com as nossas crianças e adolescentes vamos garantir um futuro mais justo e próspero para toda a população. Para nós é uma satisfação poder participar deste programa, revelando a todo o país os projetos e medidas governamentais que desenvolvemos junto a este público”, destacou o prefeito Beto Preto (PT) ao autorizar a inscrição de Apucarana na edição 2013.
Com a adesão, o prefeito vai agora nomear um articulador, que será um representante do governo indicado como referência para interlocução, no município, a respeito de todo e qualquer aspecto do programa. “Também vamos enviar para a comissão do programa cópia do decreto de constituição da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) e das leis de criação do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente”, explica Beto.
No ano passado, o “Prefeito Amigo da Criança” contou com participação de 1.566 municípios. Ao final das etapas, 180 acabaram por ser reconhecidos no Prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, o que representa 10 milhões de crianças e adolescentes beneficiados. Nesta mesma edição, 159 então candidatos a prefeitos declararam prioridade às crianças e aos adolescentes na Gestão 2013 – 2016 e, sendo que 83 foram eleitos, equivalente a 52% das adesões.