No dia 30 de setembro, a coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Apucarana, professora Sueli Gomes, foi eleita para compor a diretoria do Fórum Nacional de Coordenadores de Polo UAB, para o biênio 2025-2026. A representação possibilitará a participação do município em debates nacionais e a contribuição para propostas voltadas à ampliação e ao aperfeiçoamento da oferta de cursos superiores na modalidade de educação a distância, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
O Fórum Nacional de Coordenadores de Polo UAB reúne mais de mil polos distribuídos pelo território brasileiro. O colegiado atua em parceria com órgãos governamentais, como o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na busca por soluções para os desafios enfrentados pela rede UAB.
“Eu estive por dois mandatos como presidente do fórum estadual de coordenadores de Polo UAB do Paraná. No ano passado, durante um evento na CAPES, fui convidada para participar da eleição nacional pela chapa Garantir Conquistas e Ampliar Horizontes. Assumo o compromisso de atuar pelo fortalecimento da UAB. Estarei mais próxima dos polos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como representante da região Sul, e também integrarei as discussões em nível nacional”, declarou a professora Sueli Gomes.
Além da coordenadora do Polo de Apucarana, compõem a chapa Garantir Conquistas e Ampliar Horizontes: Maria Virgínia Tavares Cruz (presidente nacional e representante do Nordeste), Estela Cristina Zanotti Ataide (vice-presidente nacional e representante do Sudeste), Heloneide Alcantara Matos (representante do Centro-Oeste) e Andrei Odilon Freitas Cunha (representante da Região Norte).
A posse da nova diretoria do Fórum Nacional de Coordenadores de Polo UAB está prevista para novembro, durante o Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), a ser realizado em Minas Gerais.