Após disponibilizar suprimentos e equipamentos para os atendimentos, agora a Defesa Civil de Apucarana está se estruturando para garantir respostas mais rápidas e organizadas em situações de emergência. A iniciativa inclui atualização completa do cadastro de voluntários, criação de banco de dados próprio e definição de protocolos de mobilização. O objetivo é tornar o atendimento mais ágil e eficiente em casos de desastres naturais ou eventos de grande impacto.
O prefeito Rodolfo Mota afirmou que Apucarana está tirando a Defesa Civil do papel. Ele lembrou que até pouco tempo não havia equipamentos nem um espaço físico para abrigar o setor. Em abril, foi inaugurada a sala operacional da Defesa Civil no Pátio de Máquinas e, desde então, o trabalho vem avançando com a atualização do cadastro de voluntários e a elaboração de um plano de ação e contingência.
O secretário de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) , major Vilson Laurentino da Silva, destacou que o esforço de organização administrativa e operacional já está dando resultado. Ele explicou que Apucarana vem se tornando referência regional e recebendo visitas de outras cidades interessadas no modelo.
O coordenador municipal de Defesa Civil, Rodrigo Giarola Leme, explicou que o cadastro de voluntários existente estava desatualizado e havia dificuldade de fazer a gestão dos dados . “Tinha no cadastro pessoas que mudaram de cidade, outras que não desejavam mais participar e até nomes de pessoas que já faleceram”, exemplificou.
Acionamento das equipes com base nas habilidades de cada pessoa
Agora, será possível selecionar voluntários de acordo com suas habilidades. “O novo banco de dados é dinâmico e funcional, com informações detalhadas, como se a pessoa possui carteira de motorista C, experiência com motosserra ou pertence a grupos como o Jeep Club”, citou.
Leme adiantou que em outubro será realizado um simulado municipal para testar o sistema de mobilização. Além disso, cursos práticos como de operação de motosserra e combate a incêndios serão oferecidos aos voluntários. Ele lembra também que foram implantados protocolos, com atribuições bem definidas a todos os órgãos que integram a Defesa Civil.
COMO SER UM VOLUNTÁRIO – Interessados em ser voluntário da Defesa Civil de Apucarana podem se cadastrar preenchendo o formulário no link https://forms.gle/eMHxKuzENrF12Eys5. A participação garante inclusão no banco de dados, além de possibilitar a seleção de contatos para o envio de convites para treinamentos e simulados municipais.