A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços e da Agência do Trabalhador, firmou parceria com o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Apucarana) para oferecer cursos de qualificação profissional a jovens que prestam serviço militar temporário. Como parte da programação, terá início no dia 22 de setembro o curso de Pedreiro de Alvenaria.
O prefeito Rodolfo Mota explicou que a iniciativa busca ampliar as oportunidades de inserção dos soldados no mercado de trabalho após a baixa militar. “Em Apucarana, só não aprende uma profissão quem não quer. Recentemente, investimos quase meio milhão de reais na aquisição de cursos profissionalizantes junto ao Senai, ao Senac e ao Senar. São mais de 30 cursos ofertados gratuitamente à população”, destacou.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Emerson Toledo, observou que a falta de qualificação ainda limita o preenchimento de vagas. “A Agência do Trabalhador está com mais de 500 vagas abertas em diferentes áreas. Muitas delas não são preenchidas por ausência de profissionais qualificados. É essa realidade que buscamos superar com o programa Qualifica Apucarana”, afirmou.
Com carga horária de 120 horas, o curso de Pedreiro de Alvenaria abordará os seguintes conteúdos: relacionamento interpessoal, cidadania e ética; qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; noções de segurança do trabalho; introdução à construção de edifícios; leitura e interpretação de projetos; planejamento e organização do trabalho; execução de alvenaria; montagem de lajes e viga baldrame; encunhamento; revestimento argamassado (chapisco, reboco, emboço e reenquadramento); e patologia em edificações.
O gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leyroz, lembrou que, no início deste ano, já foi realizada uma feira de empregos voltada a militares egressos do Exército. “Na ocasião, cerca de 90 militares foram encaminhados para vagas de trabalho”, informou.
Também estiveram presentes no encontro que oficializou a parceria, a coordenadora do Senai, Priscila Veronese; o subcomandante do 30º BIMec, major João Batista Woll Severo; e o chefe do Pelotão de Obras do Batalhão, tenente Arivanildo Amorim, que representaram, na ocasião, o comandante do 30º BIMec, tenente-coronel Ubiratan Athayde Marcondes Filho. O registro fotográfico do evento foi realizado pelo chefe da Seção de Comunicação Social do Exército, subtenente Geison Costa dos Santos.