A Prefeitura de Apucarana acaba de adquirir um tomógrafo para avaliar a saúde das árvores do município. O equipamento, de tecnologia alemã, representa um investimento de R$ 183,5 mil e tem como principal objetivo evitar quedas de árvores doentes, bem como impedir o corte indevido daquelas que estão em boas condições.
Na manhã desta sexta-feira (29/08), técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) receberam treinamento para o uso do aparelho. O secretário da pasta, Marcos Diego da Silva, destacou os avanços que a novidade trará. “O equipamento dará mais segurança aos nossos técnicos na elaboração dos laudos fitossanitários e agilizará o atendimento à população. Apucarana agora se junta a poucos municípios do Paraná que dispõem dessa tecnologia”, afirmou.
De acordo com o técnico agrícola da SEMA, Sérgio Bobig, a ferramenta trará respostas mais precisas diante das demandas da comunidade. “Nós recebemos muitos pedidos para o abate, de pessoas com medo que alguma árvore caia e atinja as suas casas. Visualmente, nós nem sempre temos condições de afirmar que determinada árvore está sadia ou doente. Com o uso do tomógrafo, nós conseguiremos realmente ver as áreas lesionadas dentro do tronco”, acrescentou.
O treinamento foi ministrado pelo engenheiro florestal Giampiero Bini Cano, da empresa Tecnal Equipamentos Científicos, de Piracicaba, São Paulo. “O tomógrafo possui doze sensores que são instalados ao redor do tronco da árvore. Quando acionados mecanicamente por um martelo, eles geram ondas sônicas. O software consegue medir a velocidade de propagação dessa onda, que está diretamente relacionada à densidade da madeira. Quanto mais rápido a onda se propaga, significa que o tecido condutor, ou seja, o lenho está numa condição mais saudável. Quanto mais a onda demora a se propagar dentro do lenho, indica que há algum tipo de problema relacionado à densidade da madeira. Ele representa com aproximadamente 95% de fidelidade a condição interna do tronco”, explicou.
Técnicos dos municípios de Londrina, Arapongas e Paranavaí vieram a Apucarana, na manhã desta sexta-feira, para conhecer o funcionamento do tomógrafo adquirido pela prefeitura.