A Agência do Trabalhador de Apucarana foi cenário nesta segunda-feira (12/08) de uma atividade que visa abrir definitivamente o mercado de trabalho para que os jovens iniciem a vida profissional na condição de aprendiz. Foi o início do Programa Jovem Aprendiz 2013, uma ação promovida em parceria entre a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Agência do Trabalhador e o Sistema S, que já atrai a atenção das empresas locais. “Fomos procurados pelo Hospital da Providência, que solicitou à agência nosso auxílio na convocação de jovens a serem contratados para atuar no setor administrativo”, informa Lucas Leugi, coordenador da Agência do Trabalhador de Apucarana.

De acordo com o perfil das vagas, um grupo de candidatos com idades entre 16 e 18 anos foi avaliado nas dependências da agência por técnicos do próprio hospital através de uma dinâmica de grupo, recurso bastante usado hoje nos processos de seleção por parte das empresas para verificar quais candidatos atendem ao perfil das vagas em oferta.

O próximo passo será a entrevista com os selecionados. A capacitação profissional para a vaga será feita através de cursos gratuitos oferecidos pelo Sistema S. Para ser um aluno do Jovem Aprendiz um dos requisitos é o de que o interessado esteja estudando. Uma vez contratado na condição de aprendiz, o jovem terá direito a carteira assinada e todos os demais benefícios previsto em lei federal, permitindo que ele concilie estudo, aprendizado profissional prático e teórico.

A Agência do Trabalhador de Apucarana está aberta a todas as empresas interessadas e, para a administração municipal, o exemplo dado pelo Hospital da Providência, abrindo espaço para o ingresso de aprendizes, pode ser seguido por todos os demais seguimentos.

O prefeito Beto Preto destaca que a capacitação da mão de obra e a abertura do mercado de trabalho para as diferentes idades, é uma busca constante da atual administração. “Através do Pronatec, do Governo Federal, em parceria com o Sesi/Senai, com o Senac, Governo do Estado com o Projovem Trabalhador, entre outras entidades, temos levado oportunidades de melhoria de vida e crescimento profissional a todos os apucaranenses”, diz o prefeito.

Com relação ao Jovem Aprendiz, Beto lembra que a legislação delimita o percentual de contratações e outras especificidades que empresas necessitam atender. “Nossa equipe na agência está à disposição para tirar todas as dúvidas e prestar a todas as orientações”, detalha.

A Agência do Trabalhador de Apucarana fica na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705. O contato pode ser feito pelos telefones 3423-1376/3423-5266.

Publicações Recomendadas