Em ato que contou com a presença do prefeito Beto Preto (PT), a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana marcou de forma oficial o início das atividades do Centro de Qualificação Total. Voltado à capacitação profissional da população mediante a oferta de cursos gratuitos tanto para homens, quanto para mulheres, o novo programa municipal funciona no Jardim América. “O trabalho de toda nossa equipe vai ser sempre no sentido de fortalecer os laços entre a Educação e a Qualificação Profissional. Neste novo espaço vamos estar sempre oferecendo mais atividades, cursos que vão ensinar profissões, promover a emancipação das pessoas”, destacou o prefeito Beto Preto (PT).

Atualmente, 15 cursos estão com turmas em andamento ou com inscrições abertas. “Temos parcerias com o Sesi/Senai e com o Senac, e o cronograma é de que nos meses vindouros muitas outras parcerias sejam celebradas”, destaca Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família. Ela salienta que as aulas dos cursos acontecem ainda no próprio centro de qualificação e nas dependências do Centro de Oficinas e Geração de Renda “Mulher Cidadã”.

“Além de cursos nas áreas de costura e artesanato, temos dois cursos diferenciados com inscrições abertas. Um, que vai ser realizado dia 14 deste mês, no período da tarde, vai ensinar hidráulica para mulheres (pequenos reparos) e outro, com data de início ainda a definir, é aberto também para homens e vai capacitar para as profissões de síndico e porteiro”, informa Denise.

Os interessados devem procurar o Centro de Qualificação Total, localizado na Rua Ouro Verde, nº 300, no Jardim América. O telefone para contato é o 3423-1376 ou o 3426-9153. “No mesmo prédio do novo centro, disponibilizamos duas salas para o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), antigo Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (Iama). Todas aquelas que necessitarem de apoio social, psicológico, jurídico, proteção contra a violência doméstica, entre outros auxílios ligados à política de gênero, podem nos procurar”, esclarece a secretária.

Cozinha Brasil

A inauguração do novo espaço coincidiu com a passagem dos cursos “Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente” pela cidade. Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi – PR), o programa itinerante – que oferece ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações – fica até sexta-feira ancorado no local em uma parceria com a Prefeitura de Apucarana, através das secretarias da Assistência Social e da Mulher e Assuntos da Família, Kowalski Alimentos e Casa de Carnes Nelore.

“Quero agradecer a toda a nossa equipe municipal, a Kowalski e ao Sesi/Senai, na pessoa da gerente Márcia Kulka, por mais esta parceria visando a capacitação das pessoas. Além de membros da comunidade, o Cozinha Brasil vai deixar ensinamentos na nossa rede municipal, uma vez que nossas merendeiras também estão inscritas nos cursos de formação”, destacou o prefeito Beto Preto.

Para os cursos, o Sesi utiliza um caminhão adaptado com uma cozinha pedagógica projetada. Neste ambiente, nutricionistas ensinam sobre o preparo e consumo de uma alimentação saudável. Desde a sua implantação em meados de 2005, o Cozinha Brasil já percorreu mais de 100 municípios e capacitou mais de 30 mil pessoas no Paraná, as quais aprenderam receitas saborosas, saudáveis e de baixo custo.

Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros.“A prefeitura é uma grande parceria nossa, neste caso, além de ceder o espaço foi uma grande mobilizadora da comunidade para que pudéssemos viabilizar a passagem do projeto”, destacou Márcia Kulka, gerente do Sesi/Senai em Apucarana.

Ao final do curso do “Cozinha Brasil”, os alunos recebem, gratuitamente, dois livros do programa contendo receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação. “As secretarias da Assistência Social e a da Mulher e Assuntos da Família estão unidas para a implantação de novas propostas, e vem muito mais por aí, esperamos que a comunidade apucaranense possa aproveitar ao máximo”, finaliza Márcia Regina de Souza, secretária Municipal da Assistência Social.

Publicações Recomendadas