A Prefeitura de Apucarana, por intermédio das secretarias de Assistência Social e da Mulher e Assuntos da Família,em parceria com o Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi – PR), Kowalski Alimentos e Casa de Carnes Nelore, promovem de 5 a 9 de agosto, a passagem do curso “Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente” pela cidade. As inscrições de interessados em participar do aprendizado gratuito, que oferece ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações, devem procurar a Agência do Trabalhador, o Centro de Oficinas Mulher Cidadã ou qualquer um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Apucarana.
“É uma valiosa oportunidade. Este projeto percorre o Brasil ensinando a população a usar os alimentos de forma inteligente, evitando desperdícios e aumentando o valor nutritivo das refeições”, destaca o prefeito Beto Preto (PT), que é médico.
Como acontece em todo o país o Sesi promove este curso de educação alimentar e nutricional de forma itinerante. É utilizado um caminhão adaptado com uma cozinha pedagógica projetada. Neste ambiente, nutricionistas ensinam sobre o preparo e consumo de uma alimentação saudável.
Desde a sua implantação em meados de 2005, o Cozinha Brasil já percorreu mais de 100 municípios e capacitou mais de 30 mil pessoas no Paraná, as quais aprenderam receitas saborosas, saudáveis e baratas. “Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros”, detalha Márcia Regina de Souza, secretária da Assistência Social.
Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, dois livros do Programa contendo receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação.
A programação prevê cursos diários, com duração de duas horas e meia, durante quatro dias. “São oferecidas turmas pela manhã e noite. O curso é gratuito e as vagas limitadas”, reforça Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana.
Reconhecimento Internacional
A tecnologia social do Programa Sesi Cozinha Brasil,foi considerada uma alternativa eficaz de educação alimentar e combate à fome. Nos mesmos moldes do Cozinha Brasil, já está funcionando o Cocina Uruguay, assessorado pela equipe do Sesi, como parte do Programa América Latina e Caribe sem Fome da Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação/FAO. A África também reconheceu a tecnologia social Cozinha Brasil e implantou o Cozinha Moçambique, em 2009.
Serviço
Inscrições para os cursos do programa Cozinha Brasil devem ser feitas na Agência do Trabalhador, situada à Rua Renê Camargo de Azambuja, 705, no Centro de Oficinas Mulher Cidadã, no Jardim América, ou no CRAS mais próximo.Mais informações nos telefones 3423-1376 e 3424-5554.