Apucarana marca presença no anúncio do Pacto pela Inovação do Paraná

Apucarana participou, nesta sexta-feira (31/10), do anúncio oficial dos novos recursos “fundo a fundo” do Programa Pacto pela Inovação, promovido pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, comandada pelo secretário Alex Canziani. O evento, realizado em Londrina, reuniu representantes de diversas prefeituras e instituições ligadas à tecnologia e ao desenvolvimento econômico.
O vice-prefeito Marcos da Vila Reis representou o prefeito Rodolfo Mota na cerimônia, que marcou um novo momento para as políticas de inovação no Estado. Também acompanhou o encontro o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Indústria e Comércio, Emerson Toledo, reforçando o alinhamento de Apucarana com as iniciativas do Governo do Paraná voltadas à modernização da gestão pública e estímulo à economia criativa.
Durante o evento, o Governo do Estado apresentou as diretrizes e o formato do novo modelo de repasse “fundo a fundo”, mas ainda não anunciou os valores que serão destinados aos municípios. As prefeituras deverão aguardar a publicação dos critérios de repasse e dos montantes a serem transferidos pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná.
O novo modelo de repasse do programa prevê que os municípios paranaenses precisam se adequar às novas regras para acessar os recursos do Pacto pela Inovação. Entre as exigências estão a criação de uma política municipal de ciência, tecnologia e inovação, além da implantação de um conselho e de um fundo específico para o setor. A medida garante que cada cidade tenha base legal e estrutura técnica para aplicar os investimentos de forma planejada e eficiente.
Em Apucarana, o ecossistema de inovação já conta com o Conecta Apucarana, iniciativa que reúne governo, setor produtivo e instituições de ensino com o propósito de transformar o município em uma cidade inteligente e inovadora. O programa atua no mapeamento de oportunidades, incentivo ao empreendedorismo de base tecnológica e apoio à implantação de leis municipais que estimulam o desenvolvimento do setor.
“A inovação é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Esse formato dá mais liberdade e condições para investir em projetos estratégicos e soluções inteligentes para Apucarana”, destacou o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, ao comentar sobre as oportunidades que o novo modelo traz para o município.
O secretário Emerson Toledo também ressaltou o comprometimento da atual gestão com o tema. “Apucarana segue firme no compromisso com a inovação, tecnologia e desenvolvimento. Esse é um caminho sem volta para garantir mais eficiência e qualidade de vida à população”, afirmou.

Educação anuncia permanência da Escola Durval Pinto até 2027 e homenageia educador com novo CMEI

A  Prefeitura de Apucarana confirmou que a Escola Municipal Professor Durval Pinto, localizada no Complexo do Lagoão, permanecerá em funcionamento até junho de 2027. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodolfo Mota na noite desta quinta-feira (30/10), durante reunião com pais, professores, servidores e representantes da Autarquia Municipal de Educação (AME). No mesmo encontro, o prefeito anunciou uma homenagem ao educador Durval Pinto: um dos novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que serão construídos a partir do próximo ano levará o nome do professor, em reconhecimento à sua contribuição à educação apucaranense.

A decisão pela continuidade do funcionamento da escola foi tomada após diálogo entre a Prefeitura, a Autarquia de Educação, a comunidade escolar e os vereadores que acompanharam a reunião, Danylo Acioli e Moisés Tavares. Nos últimos 30 dias, o prefeito e sua equipe ouviram pais e direção sobre o futuro da escola, que a gestão anterior tinha planejado fechar entre 2025 e 2026. O planejamento original previa a transferência dos estudantes para a Escola Municipal Maria Madalena Coco, que foi ampliada no ano passado com oito novas salas de aula justamente para receber essa demanda.

Durante a reunião, pais e professores relataram que a comunidade não havia sido oficialmente informada sobre o plano de transferência e manifestaram o desejo de permanecer no prédio atual até a finalização da construção de uma nova escola municipal no Residencial Interlagos, região onde vive a maior parte dos alunos. Sensível aos pedidos, o prefeito decidiu atender à reivindicação.

“Nosso compromisso é com o diálogo e o bom senso. Os alunos poderão permanecer na Durval Pinto até junho de 2027, quando a escola do Interlagos estará concluída e pronta para recebê-los”, afirmou o prefeito Rodolfo Mota.

A secretária de Educação, Ana Paula do Carmo, explicou que o prédio atual, que abrigou por muitos anos a garagem de veículos da Prefeitura, é antigo e não comporta uma reforma estrutural ampla. Ainda assim, a gestão municipal realizará reparos paliativos e intervenções emergenciais para garantir segurança e conforto para os alunos e servidores. “Vamos realizar as melhorias necessárias para manter o bom funcionamento até que ocorra a mudança definitiva no ano que vem”, destacou a secretária.

Na reunião ficou definido também que os pais que desejarem poderão antecipar a transferência dos filhos para a Escola Maria Madalena Coco, que está apta a receber novos estudantes. Parte das famílias demonstrou interesse em optar por já fazer a matrícula de seus filhos na unidade, que fica a 800 metros da Durval.

Ao anunciar que um novo CMEI levará o nome do professor Durval Pinto, o prefeito destacou a importância do educador para a história da cidade. “Essa é uma forma de manter viva a memória e a contribuição de um grande educador. O professor Durval Pinto seguirá presente na educação de Apucarana”, ressaltou Mota.

Apucarana implanta sistema informatizado que permite agendamento e acompanhamento online de consultas com médicos especialistas

A Prefeitura de Apucarana anunciou, nesta quinta-feira (30), a implantação inédita de um sistema informatizado que permite o agendamento e acompanhamento online de consultas especializadas da rede pública de saúde. A partir de agora, os pacientes poderão verificar pela internet sua posição na fila de espera. A medida reforça o compromisso da administração municipal com a transparência, a eficiência e o respeito ao cidadão.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que o novo sistema representa o fim de um problema histórico na gestão da saúde. “Encontramos mais de 50 mil guias armazenadas em caixas no início da gestão, e muitos pacientes aguardavam há dois ou três anos pela consulta com um especialista. Em muitos casos, a guia era simplesmente perdida. Isso acabou. Agora, todo agendamento será feito de forma online e segura”, afirmou.

Segundo o prefeito, a inovação tecnológica permite que o paciente receba, no momento do agendamento, um comprovante com QR Code. Ao escanear o código com o celular, é possível visualizar se o pedido está em fase de regulação ou já está classificado segundo a urgência, a quantidade de pessoas na fila de espera e a sua posição atual. “Mesmo que o paciente perca o comprovante, ele pode consultar sua situação diretamente no portal da Prefeitura”, explicou Mota.

O sistema já está disponível no site www.apucarana.pr.gov.br. Para acessar, basta clicar em Transparência > Saúde > Lista de Espera > Consultas ou Procedimentos > Consultar, ou se preferir, na página inicial do site, clique no banner referente.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Guilherme de Paula, ressaltou que o projeto representa um marco na modernização da rede pública. “Antes, as guias estavam em caixas e não havia como saber o tamanho real das filas. Hoje, com o sistema digital, conseguimos acompanhar com precisão o andamento de cada especialidade e dar transparência total ao processo. É um avanço importante, porque o paciente tem o direito de saber sua posição e o andamento da fila”, afirmou.

O secretário destacou ainda que o protocolo adotado segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que sua implantação contou com o apoio fundamental dos médicos reguladores, Dr. Renan Fabene, João Henrique Franco de Moraes e da coordenadora de Regulação, Elaine Miranda Sawada.
“Agradeço publicamente a dedicação e o empenho desses profissionais, que foram essenciais para a organização e o pleno funcionamento do projeto”, enfatizou.

De acordo com os dados da Autarquia Municipal de Saúde, desde o início de 2025 já foram liberadas 74.606 consultas com especialistas e 627.022 exames laboratoriais, o que resultou na redução de aproximadamente 71% da fila de espera.

O prefeito destacou ainda que o novo sistema também põe fim a práticas indevidas no acesso aos serviços públicos. “Agora, o que define a prioridade é o critério técnico, a estratificação de risco feita pelos médicos. Não existe mais ‘jeitinho’ ou influência. O atendimento será justo e igual para todos”, enfatizou.

Durante o lançamento, o prefeito fez um apelo à população para que não falte às consultas e exames agendados. “Quando alguém falta, outra pessoa deixa de ser atendida. Temos casos de até 30% de ausências em alguns procedimentos. Se você não puder comparecer ou não precisa mais do exame, avise a unidade de saúde. Assim, conseguimos chamar o próximo da fila e atender mais pessoas”, orientou.

Com o novo sistema, Apucarana dá um passo significativo rumo à modernização e à transparência na saúde pública, garantindo mais eficiência administrativa e respeito à população. “É o fim das guias de papel, o fim da desorganização e o início de um novo tempo. Agora, o cidadão pode acompanhar tudo com transparência e previsibilidade”, concluiu o prefeito Rodolfo Mota.

O evento contou com a presença dos vereadores Danylo Acioli, presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Sidney da Levelimp, Gabriel Caldeira e Guilherme Livoti, que destacaram a importância da inovação tecnológica para garantir mais transparência e eficiência no atendimento à população.

 

 Prefeito de Apucarana lamenta morte da professora Nasmim Cerávolo, ex-secretária municipal de Educação

O prefeito Rodolfo Mota manifestou condolências aos familiares da professora Nasmim Zenedin Cerávolo e enalteceu seu legado educacional. Parte da história da Educação de Apucarana, a educadora faleceu nesta quinta-feira (30), aos 96 anos. “Neste momento de luto, abraço a todos os familiares e manifesto a gratidão da cidade e de gerações de apucaranenses pela vida da professora Nasmim. Ela sempre será reverenciada pelo que fez pela Educação”, disse o prefeito.

Referência na área da educação, professora Nasmim dedicou sua vida ao ensino e à formação de gerações de apucaranenses. Ao lado do esposo, professor Izidoro Luiz Cerávolo, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o conhecimento e com o desenvolvimento educacional de nossa cidade, tendo atuado como diretora do tradicional Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo, além de exercer o cargo de Secretária Municipal de Educação e Cultura entre 1993 e 1996, sendo, à época, a 15ª a ocupar o cargo em Apucarana.

Procon de Apucarana participa de mutirão de renegociação de dívidas e educação financeira

O Procon Apucarana, em parceria com o Procon-Paraná, Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), promove de 1 a 30 de novembro, o Mutirão de Renegociação de Dívidas e Educação Financeira.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar consumidores que possuem débitos com instituições financeiras e bancos, oferecendo a oportunidade de negociar suas dívidas de forma online e gratuita, além de incentivar o planejamento e a educação financeira. De acordo com Silvana Verona, diretora do Procon Apucarana, “o mutirão é uma excelente oportunidade para o consumidor que enfrenta dificuldades financeiras buscar um acordo direto com o credor, obter condições mais favoráveis de pagamento e retomar o equilíbrio do seu orçamento familiar”, declara.

Silvana destaca, entretanto, que não poderão ser incluídas na negociação dívidas que tenham bens dados em garantia — como financiamentos de veículos, motocicletas ou imóveis —, contratos com parcelas em dia ou dívidas já prescritas.

As negociações serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, ou diretamente com o banco ou instituição financeira participante. “Além disso, o Procon de Apucarana estará à disposição para atendimento presencial aos consumidores na sede do órgão, durante todo o período do mutirão”, informa Silvana.

Para participar, o consumidor deve acessar o site www.consumidor.gov.br, realizar seu cadastro e relatar o problema, informando que deseja participar do Mutirão de Renegociação de Dívidas. É importante indicar o valor que pode ser pago mensalmente na proposta de negociação.

Após o registro, o banco ou instituição financeira terá até 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor, que, por sua vez, contará com 20 dias para avaliar o retorno recebido. “Além das renegociações, os consumidores poderão acessar conteúdos de educação financeira no portal www.meubolsoemdia.com.br, com dicas e ferramentas para um melhor controle do orçamento”, finaliza Silvana Verona, direta do Procon Apucarana.

Atendimento presencial: Procon Apucarana -Av. Central do Paraná, 1380 – Jardim Diamantina; Telefones: (43) 3308-1434 | (43) 99654-9126 | (43) 99654-7662 (Diretoria); Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Instagram: @proconapucaranaoficial.

Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão em cursos gratuitos de capacitação, gera renda e transforma vidas em Apucarana

A Prefeitura de Apucarana está transformando vidas por meio da qualificação profissional gratuita. Somente neste ano, mais de R$ 1 milhão foram aplicados em 900 capacitações de trabalhadores em 30 cursos, impulsionando a renda e o desenvolvimento da cidade. O prefeito Rodolfo Mota anunciou nesta quinta-feira (30/10), em balanço no gabinete, a abertura de novas vagas em áreas que acompanham as vocações econômicas do município.

Rodolfo Mota destacou que o investimento total em qualificação é resultado da soma de esforços entre município, Estado e Sistema S. Segundo ele, cerca de R$ 500 mil são recursos diretos da Prefeitura, aplicados na compra de cursos junto ao Senai, Senac, Sesc e Sesi, e outros R$ 500 mil em parcerias com o Governo do Estado. Para Mota, essa união estratégica é o caminho para consolidar o desenvolvimento local e preparar os trabalhadores para novas oportunidades.

Ele ressaltou que o Governo do Estado é parceiro fundamental nessa caminhada. Por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, comandada pelo deputado estadual licenciado Do Carmo, Apucarana recebeu duas carretas do Programa Qualifica Paraná e ainda terá mais uma até o fim do ano. “Todos os cursos são gratuitos e, em alguns casos, os alunos recebem uma bolsa de R$ 1.008 para ajudar com transporte e alimentação, o que garante condições para estudar com tranquilidade”, explicou o prefeito.

Novas oportunidades e crescimento profissional

Rodolfo Mota também enfatizou que a capacitação tem mudado histórias. Jovens e adultos estão conseguindo novos empregos ou sendo promovidos dentro das empresas após os cursos. Ele citou casos de alunos que saíram de programas sociais e hoje ganham entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, especialmente nas áreas de tecnologia, estética e industrial. “São cursos que atendem a vocação da cidade e geram transformação de vida. Muitas mulheres conseguiram romper com o ciclo da violência, pois em muitos casos essa situação se sustenta na relação de dependência econômica”, afirmou.

Ao comentar o cenário econômico, o prefeito apresentou resultados que reforçam o impacto das políticas de qualificação e geração de emprego. De acordo com o prefeito, Apucarana teve aumento de 31% no número de empresas abertas neste ano e possui o menor índice de desemprego entre as cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes. “Temos também dados mostrando que 80% da população acredita no crescimento da cidade. Isso aumenta nossa responsabilidade de preparar as pessoas para esse novo momento”, observou Mota.

Trabalho integrado entre as secretarias

O secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Emprego, Emerson Toledo, explicou que as ações são resultado de um trabalho integrado. O secretário destacou a união e o diálogo entre as pastas da Indústria e Comércio, da Mulher e da Assistência Social. Segundo ele, essa integração permite alinhar a formação profissional com as demandas reais das empresas, garantindo empregabilidade e a absorção imediata dos alunos formados pelo mercado de trabalho.

O superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, Neno Leiroz, reforçou que Apucarana já recebeu neste ano duas carretas de capacitação do Estado, com cursos de torno, usinagem e mecânica industrial. Uma nova carreta retornará até o final do ano, ofertando 40 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite, para o curso de mecânica industrial. “São formações técnicas que atendem diretamente ao setor produtivo e ajudam a suprir a necessidade de mão de obra qualificada”, explicou.

O gerente-executivo do Senac Apucarana, Lucas Salvalaggio da Silva, informou que além dos diversos cursos já realizados, novos contratos foram assinados com a Prefeitura. A Secretaria da Mulher abrirá novas vagas em culinária, maquiagem, costura, estética e artesanato, enquanto a parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio ofertará cursos de HTML, CSS, JavaScript, Canva, manutenção de celulares e estratégias de vendas e marketing.

Já a orientadora pedagógica do Senai, Tainá Schemmer, destacou as formações realizadas neste ano em parceria  com a Prefeitura e que atendem as demandas das empresas, como os de eletricidade industrial e predial, tornearia mecânica, montagem de drones, pedreiro de alvenaria, aplicador de revestimento cerâmico, reparos domésticos, segurança na operação de empilhadeira e segurança no trabalho em altura, entre outros.

NOTA OFICIAL: Autarquia Municipal de Educação de Apucarana anuncia a cessação das atividades da Escola Municipal Gabriel de Lara

A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME) informa que, após análise técnica decidiu pelo encerramento das atividades da Escola Municipal Gabriel de Lara, localizada na Rua Arthur Bernardes, nº 487, Vila Orizzi, ao término do ano letivo de 2025.

A medida está amparada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/1996) e na Lei Orgânica do Município de Apucarana, que atribuem ao poder público municipal à responsabilidade de organizar e manter instituições de ensino com segurança, qualidade e eficiência.

A decisão foi tomada com base em relatório técnico de vistoria estrutural emitido pela equipe de engenharia e infraestrutura escolar da AME, que identificou diversas inconformidades e limitações físicas no prédio da unidade. Entre os principais problemas constatados estão infiltrações, pisos danificados, trincas e fissuras em paredes e tetos, ausência de ventilação e iluminação adequadas, cobertura comprometida, sanitários fora dos padrões de acessibilidade e ausência de espaços adequados para secretaria, direção e atividades pedagógicas em tempo integral, o que exigiria no mínimo 07 (sete) novas salas de aulas e outros espaços.

O relatório concluiu que o prédio não possui viabilidade estrutural e/ou financeira para reforma ou ampliação para atender as resoluções do período integral, bem como não é possível realizar uma reforma com a presença de alunos e equipe escolar no seu interior, sendo mais indicado o remanejamento dos alunos para escolas com condições adequadas.

Atualmente, a escola atende 110 alunos distribuídos em quatro salas de aula, sendo que para o próximo ano serão apenas 72 alunos, os quais serão remanejados para a Escola Municipal Dinarte Pereira de Araújo, no Parque Biguaçu, razão pela qual, será garantida, a rematrícula prioritária dos alunos; o transporte escolar gratuito para as unidades receptoras; e a continuidade pedagógica dos estudantes, respeitando o zoneamento e a proximidade da residência das famílias.

Justifica-se o remanejamento dos alunos, preferencialmente, para a Escola Municipal Dinarte Pereira de Araújo, em razão de que foi recentemente reformada e ampliada, oferece infraestrutura adequada e segura para o pleno desenvolvimento das atividades escolares e aptidão para atender as normas do Programa Período Integral.

Outras unidades da rede municipal também estarão disponíveis conforme a demanda de cada família. A equipe de professores e servidores da Escola Municipal Gabriel de Lara será preferencialmente realocada na Escola Municipal Dinarte Pereira de Araújo, podendo ser redistribuída entre outras unidades escolares do município, garantindo, sempre que possível, a manutenção dos vínculos funcionais e a continuidade do trabalho educacional.

A Autarquia Municipal de Educação reforça que a decisão foi tomada exclusivamente com base em critérios técnicos e de segurança, visando o melhor atendimento às crianças e às famílias, bem como atendendo às normas vigentes com relação ao período integral, e reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualidade, a equidade e a responsabilidade na oferta da educação pública de Apucarana.

Por fim, a Autarquia Municipal de Educação da Prefeitura de Apucarana expressa profundo agradecimento à comunidade escolar da Escola Municipal Gabriel de Lara — direção, professores, funcionários, alunos e famílias — pelo compromisso, carinho e dedicação demonstrados ao longo dos anos. O legado de trabalho e afeto construído nessa unidade faz parte da história da educação apucaranense e continuará vivo nas novas escolas que acolherão os estudantes e seus familiares.

A equipe diretiva da Escola Gabriel de Lara estará disponível para orientar, esclarecer dúvidas e auxiliar todas as famílias durante o processo de transferência.

Apucarana, 30 de outubro de 2025.

NOTA OFICIAL IMPRENSA – ESCOLA MUNICIPAL GABRIEL DE LARA – Ok

Apucarana entrega novas instalações do Ambulatório de Especialidades Dermatológicas e reforça atendimento a pacientes e formação de médicos

O prefeito Rodolfo Mota entregou nesta quarta-feira (29/10) as novas instalações do Ambulatório Municipal de Residência Médica em Dermatologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Referência regional no atendimento especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade pública está de volta ao primeiro andar do prédio da antiga sede administrativa da AMS, na Rua Miguel Simião, nº 69, centro de Apucarana, onde iniciou suas atividades há seis anos.

O espaço conta com uma equipe formada por 19 profissionais, sendo quatro preceptores dermatologistas, um cirurgião plástico, um cirurgião oncológico, um reumatologista, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma auxiliar de enfermagem, uma estagiária e uma servidora de serviços gerais. Além disso, conta com dois docentes, um de patologia médica e outro de micologia médica. São sete consultórios médicos, duas salas de pequenas cirurgias, uma sala de triagem, uma sala de fototerapia, uma sala de reuniões para aulas, recepção, copa, dois banheiros para pacientes e um banheiro para funcionários.

Em virtude das obras de reforma e adequação do prédio, em fevereiro de 2023 o ambulatório foi transferido para um imóvel alugado, onde funcionou até setembro deste ano. O retorno às instalações de origem é uma ação estratégica da atual gestão, uma vez que o ambiente já estava adequado às normas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “São mais de mil pacientes atendidos todos os meses nesta especialidade por um grupo de médicos já formados em dermatologia, além de médicos residentes, enfermeiros e demais profissionais. Quem já utilizou este serviço sabe do que estou falando. Trata-se de um ambulatório de referência, e é uma alegria poder reintegrá-lo neste espaço, totalmente apropriado para o trabalho dos profissionais e também mais acolhedor para os pacientes”, assinalou o prefeito Rodolfo Mota.

Segundo ele, no prédio alugado a rotina era difícil. “Não havia consultórios suficientes, os ambientes eram compartilhados, não era possível atender as pessoas com qualidade. Quando chovia, havia goteiras”, relatou Mota, destacando que a reforma e ampliação do prédio da antiga sede da AMS reúnem todas as condições para abrigar diversos serviços de saúde que hoje funcionam em imóveis locados. “Este prédio foi totalmente reconstruído e reformado ao longo dos últimos anos, e quem pagou a conta foi o povo de Apucarana. Custou R$ 25 milhões – dinheiro que deixou de ser investido em consultas com especialistas e cirurgias eletivas, criando uma fila enorme. É recurso público, e por isso vamos dar destinação a este local para que ofereça atendimento de qualidade na saúde. Em poucos meses de gestão já colocamos em atividade o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e agora o Ambulatório de Dermatologia. Em breve, novos serviços serão instalados neste espaço”, garantiu o prefeito.

Os pacientes são inicialmente encaminhados por médicos das unidades básicas de saúde (UBSs) e Hospital da Providência. “Esta volta era muito esperada. Ganhamos um espaço aprimorado, com consultórios e salas mais adequadas para a prestação de serviços à população e também para a formação em dermatologia. Retornamos com satisfação e orgulho, agradecendo à administração municipal por esta reestruturação”, disse o médico dermatologista Cássio Rafael Moreira, coordenador da Residência Médica em Dermatologia e preceptor.

Ele destacou ainda que os especialistas formados em Apucarana hoje atuam com destaque. “Já formamos dez dermatologistas que trabalham em diversas cidades do Paraná, o que nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo. A nova estrutura traz mais conforto, eficiência e condições ideais para a continuidade desse trabalho, tanto assistencial quanto de ensino. Agradecemos à administração municipal pelo apoio e pela sensibilidade em investir em um espaço que beneficia diretamente a comunidade e contribui para o fortalecimento da formação médica na área da dermatologia”, completou o coordenador.

Entre os atendimentos prestados estão consultas dermatológicas e pequenas cirurgias, como biópsias de pele para investigação de doenças neoplásicas, infecciosas e inflamatórias; cauterizações de lesões superficiais; criocirurgias; quimiocirurgias; remoção de tumores benignos e malignos; pequenas cirurgias reconstrutoras; fototerapia; retirada de pontos; administração de imunobiológicos e crioterapia. “De janeiro a setembro deste ano foram realizadas no local 8.006 consultas, 1.140 sessões de fototerapia, 1.110 pequenas cirurgias e 1.887 outros procedimentos”, relatou o médico Guilherme de Paula, secretário municipal de Saúde.

Presenças – Além do secretariado municipal e equipes de profissionais da saúde, também prestigiaram a entrega das novas instalações do ambulatório de dermatologia da AMS o vice-prefeito Marcos da Vila Reis e os vereadores Moisés Tavares, Guilherme Livoti, Gabriel Caldeira, Luciano Facchiano, Pablo da Segurança e Odarlone Orente.

Apucarana mostra força e conquista 25 medalhas no Paraná Combate

Apucarana alcançou bons resultados na 5ª edição do Paraná Combate, disputada no último final de semana em Maringá. Competindo no Taekwondo, Kung Fu e Karatê, a equipe conquistou 25 medalhas, sendo 3 de ouro, 12 de prata e 10 de bronze. O evento reuniu mais de 3.500 participantes de 100 municípios, sendo considerada uma das maiores competições de artes marciais do Brasil, com dez modalidades reunidas em um só espaço.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a cidade vive um novo momento no esporte, com investimentos ampliados e foco na revelação de talentos. Ele ressaltou que o trabalho de incentivo vai crescer ainda mais com a criação do programa Bolsa Atleta Municipal. “Nos próximos dias será divulgada a relação dos atletas selecionados, consolidando mais um passo na valorização e revelação de novos talentos”, afirmou.

O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, informou que Apucarana está incentivando os atletas a participar de competições em várias modalidades. “Foi o que aconteceu no Paraná Combate. Com apoio da Prefeitura,  os atletas foram  para a competição, representando a cidade nas modalidades de Taekwondo, Kung Fu e Karatê”, informou.

De acordo com o superintendente municipal de Esportes, Pedro Valim, vários atletas de Apucarana tiveram destaque na competição.  “A delegação de Apucarana conquistou um excelente resultado nas três modalidades, conquistando ao todo 25 medalhas, sendo 3 de ouro, 12 de prata e 10 de bronze”, detalha Valim.

 

Escolas, CMEIs, PAI e serviços essenciais funcionarão normalmente nesta sexta, feriado do Dia do Servidor

Embora algumas repartições públicas municipais estarão fechadas, os serviços essenciais serão mantidos nesta sexta-feira, dia em que será comemorado o Dia do Servidor Público. Na saúde, UPA, SAMU e PAI funcionarão normalmente. O mesmo acontecerá na educação, com atendimento normal em escolas e CMEIs. Já Prefeitura e demais órgãos da administração direta estarão fechados.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a medida foi estabelecida pelo Decreto nº 397/2025,  que transferiu a comemoração do Dia do Servidor – tradicionalmente celebrado no dia 28 de outubro – para o dia 31 de outubro, uma sexta-feira. “E para facilitar o acompanhamento pela população do que ficará aberto e fechado, a nossa equipe fez o detalhamento do funcionamento dos serviços essenciais neste dia”, disse Rodolfo Mota.

Na área da saúde, os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendem 24 horas. O Pronto Atendimento Infantil (PAI) também estará aberto, das 7h às 22h. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não terão expediente, com exceção da UBS Romeu Milani, localizada no centro de Apucarana, que funcionará das 8 às 17 horas.

A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil mantêm atendimento permanente, com chamadas pelo telefone 153, garantindo o suporte à população. O decreto também não provocará alterações na educação, cujos setores – como escolas e CMEIs –  funcionarão normalmente nesta sexta-feira. Ana Paula do Carmo Donato,  secretária municipal de Educação, lembra que os funcionários  da Autarquia Municipal de Educação (AME) não foram abrangidos pela medida, pois já usufruíram desse direito no dia 17 de outubro, quando celebraram a data juntamente com o Dia do Professor.

Já Prefeitura e demais órgãos da administração direta estarão fechados. No entanto, o secretário municipal de Gestão Pública, Robson de Souza Cruz, lembra que, mesmo com o ponto facultativo, as pessoas poderão recorrer aos serviços online da Prefeitura. Pelo site oficial (www.apucarana.pr.gov.br) e pelo Portal do Cidadão (apucarana.atende.net), será possível emitir emitir certidões, consultar protocolos, renovar alvarás, parcelar débitos e acessar diversos outros serviços disponíveis 24 horas por dia.

 

O QUE ABRE E O QUE FECHA – Recesso do Dia do Servidor (sexta, 31/10)

LOCAL FUNCIONAMENTO
Prefeitura Fechada
UPA, Farmácia 24h, SAMU Abertos (atendimento 24h)
Pronto Atendimento Infantil (PAI) Aberto (7h às 22h)
Farmácia Central Fechada
Unidades Básicas de Saúde (UBS) Fechadas (exceto UBS Romeu Milani, das 8h às 17h)
Centro Infantil Fechado
Escolas e CMEIs Abertos (funcionamento normal conforme calendário escolar)
Guarda Civil Municipal (GCM) Funcionamento normal (serviço essencial)