Será lançada nesta quinta-feira (19/05), a partir das 19h30, no anfiteatro do Colégio São José, em Apucarana, a 59ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, em competição marcada para o dia 21 de maio nas ruas e avenidas do município. A corrida nesse ano contará com a presença de 3.146 atletas, sendo 548 corredores na Vinteotinha, 1.627 na prova de 5 Km, 944 na corrida de 10 Km e 27 paratletas.

Estão confirmados no lançamento da prova o prefeito Junior da Femac, o vice-prefeito Paulo Vital, o secretário municipal de Esportes, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, o superintendente da pasta, Tom Barros, o agenciador de atletas Moacir Marconi, o Coquinho, os quenianos Bernard Kipsang Chumba e Vivian Kiplagati e os atletas brasileiros Giovane dos Santos, Damião Ancelmo de Souza, Gilmar Silvestre Lopes e Jéssica Ladeira Soares. A dupla queniana e os quatro corredores brasileiros estarão no pelotão de elite da prova neste sábado.

O prefeito Junior da Femac mostra empolgação com a realização da corrida. “Está tudo preparado para mais uma edição da Prova 28 de Janeiro, tendo a certeza que o evento será um sucesso, com a corrida reunindo bons atletas nacionais e internacionais. Teremos ainda a competição da Vinteoitinha, prova que revela os novos talentos no pedestrianismo. Será uma grande festa para a comunidade apucaranense”, destaca o prefeito Junior da Femac.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes, disse que tudo já está planejado para a disputa. “É maravilhoso ter a volta da Prova 28 que não foi realizada no ano passado devido à pandemia da covid-19. Teremos mais de 3 mil atletas na 59ª edição, com brasileiros e quenianos lutando pelo lugar mais alto do pódio. A nossa equipe da Secretaria de Esportes também está preparada para que a corrida seja realizada como êxito, tendo o apoio do pessoal do 30º BIMec, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, grupo de escoteiros, alunos estagiários de universidades, socorristas e voluntários”, frisa o professor Grillo.

A 21ª edição da Vinteoitinha terá início às 15h30. Em seguida, às 19 horas, será dada a largada da corrida de 5 quilômetros, enquanto às 20h15, começará a prova de 10 quilômetros.

Mais informações da 59ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro podem ser obtidas pelo telefone (43) 3422-5184.