Empreendedores apresentam o “Yellowstone Park” ao prefeito Junior da Femac

O prefeito Junior da Femac, acompanhado do vice Paulo Vital e do secretário de indústria, comércio e emprego, Edison Peres Estrope, além de outros secretários, conheceu na tarde desta quarta-feira (29), toda a estrutura do “Yellowstone Park Apucarana”.

O novo empreendimento de gastronomia e lazer está instalado em área de 4 mil metros quadrados, incluindo estacionamento para 60 vagas, na Rua Osvaldo Cruz. “Fomos surpreendidos com a estrutura, funcionalidade e beleza deste novo espaço gastronômico e de lazer para as famílias de Apucarana e região”, assinalou o prefeito Junior da Femac.

Ele lembrou que já existem outros empreendimentos deste tipo em cidades de maior porte, “mas com certeza o de Apucarana é o maior deles e vale à pena conhecer pelo seu belo visual, conforto e variedades da cozinha brasileira e internacional”.

Junior da Femac disse que os pais empresários influenciaram jovens talentos. “Seus filhos, Luiz Gustavo Fujiwara Leitão, Edson Clemente e Lucas Teixeira agora são empreendedores e responsáveis por este belíssimo atrativo de gastronomia e lazer em Apucarana”, comentou o prefeito.

Também participaram da apresentação do Yellowstone Park o presidente da Câmara, Franciley de Godoi “Poim”, os vereadores Jossuela Pirelli e Rodrigo Lievore “Recife”; os secretários Sueli Pereira (Fazenda) e Maurício Borges (Comunicação); além de oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A apresentação do novo empreendimento às autoridades também teve um momento religioso, com bênção e oração proferidas pelo padre José Roberto Rezende, Cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

 

Obras de duplicação na “Minas Gerais” já começaram

Um dia após a liberação da “ordem de serviço” pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior tiveram início nesta quarta-feira (29) os trabalhos para a duplicação da Avenida Minas Gerais, no trecho que vai da Praça Tibagi (em frente ao Estádio Municipal Olímpio Barreto), até o viaduto do Contorno Sul, ligando à BR-376.

A Tapalan Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora do processo licitatório, já levou para o local o primeiro lote de tubos de concreto, com diâmetro de um metro e vinte centímetros. As escavações para implantar as galerias pluviais também estão em andamento.

A empreiteira será responsável pelas obras, com prazo de doze meses para a execução de todo o projeto. O trecho de quase dois quilômetros prevê pista dupla nos dois sentidos, canteiro central, ciclovia e iluminação de LED, além de três rotatórias, no acesso ao campus da Unespar/Fecea, Recanto do Lago e uma terceira de maior porte e com formato alongado para permitir o acesso ao Adriano Correia, Fariz Gebrim e à Indústria Paranatex.

O investimento é de R$10 milhões, com recursos provenientes do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). A Prefeitura de Apucarana será responsável pela fiscalização e acompanhamento da obra, enquanto que o setor técnico do Paranacidade irá fazer a medição do cronograma de serviços periodicamente.

“Apucarana garantiu essa importante obra estrutural, com visão no futuro, criando condições para uma melhor mobilidade e fluxo de tráfego. Esta é a primeira das três entradas da cidade que serão remodeladas”, avalia o prefeito Junior da Femac, assinalando que a conquista teve a participação efetiva do ex-secretário de saúde e atual assessor especial do governador ratinho Junior, o doutor Beto Preto.

Junior da Femac lembra que a entrada de Apucarana, no sentido de quem vem de Londrina e Arapongas, também já está recebendo importantes melhorias. “Já entregamos um trecho de ciclovia, iluminamos as vias marginais do Parque Industrial Norte (Av. Zilda Seixas Amaral e Francisco Kitano) e agora começamos a instalar a iluminação no canteiro central da Br-369 – tudo em LED – no trecho que vai da divisa com Arapongas até o Monumento do boné”, informou o prefeito.

Apucarana registra 44 casos da Covid-19 nesta quarta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou 44 casos de Covid-19 nesta quarta-feira (29) em Apucarana. O município segue com 553 mortes e soma agora 37.384 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Os novos casos confirmados são de 17 homens e 27 mulheres. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 33 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 109.221 pessoas, sendo 78.300 em testes rápidos, 27.284 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

O município não tem nenhum  paciente internado no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Definidos os locais dos Jogos Universitários do Paraná em Apucarana

Doze praças esportivas serão utilizadas em Apucarana, durante a disputa da 61ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s), competição que será realizada de 15 a 21 de julho. A informação foi dada nesta quarta-feira (29/06) pelo professor José Marcelino da Silva, o Grillo, Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

De acordo com ele, tudo está sendo preparado para a realização dos JUP´s. “Os Jogos Universitários que serão realizados pelo segundo ano consecutivo em Apucarana terá a participação de 2.500 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e equipe de arbitragem. As disputas acontecem em 15 modalidades, reunindo atletas de 17 universidades do Paraná. O prefeito Junior da Femac tem dado todo o suporte e apoio para este grande evento”.

O prefeito Junior da Femac diz que Apucarana está pronta para os JUP´s. “Com alegria e satisfação vamos sediar por uma semana essa grande competição, contando com os melhores atletas de estabelecimentos de nível superior do nosso Estado, tendo também os nossos acadêmicos da Facnopar nos jogos. E no mês de novembro, Apucarana novamente será a casa da fase final dos Jogos Abertos do Paraná”, destaca o prefeito Junior da Femac.

Nos 61º JUP´s serão utilizados o Complexo Esportivo Lagoão, os complexos Áureo Caixote e Estação Cidadania, os ginásios de esportes do Clube 28 de Janeiro, Serviço Social do Comércio (Sesc), 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), os ginásios dos colégios São José, Mater Dei, Izidoro Luiz Cerávolo e Nilo Cairo, o Country Club e o salão de eventos da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap).

O professor Grillo frisa que as delegações chegam ao município no dia 15 de julho, mas a solenidade de abertura está marcada para o dia 16, às 19 horas, no Ginásio de Esportes José Antônio Basso (Lagoão). “Teremos o desfile das delegações, o acendimento da pira olímpica, o juramento do atleta, entre outras atrações que serão anunciadas nos próximos dias”.

A 61ª edição dos JUP´s ocorrerá nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação paradesportiva, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa paradesportivo, tênis de mesa, voleibol e xadrez, todas no masculino e feminino.

Vão competir Faculdade Norte Novo de Apucarana (Facnopar), FAG (Cascavel), Integrado (Campo Mourão), PUC (Curitiba), UEL (Londrina), UEM (Maringá), UEPG (Ponta Grossa), UFFS (Laranjeiras do Sul/Realeza), UFPR (Curitiba), UFPR-Litoral (Matinhos), Unicentro (Irati), Unicesumar (Maringá), Unifateb (Telêmaco Borba), Uniguairacá (Guarapuava), Uningá (Maringá), Unioeste (Cascavel) e UTFPR (Curitiba).

Os JUP´s são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e com apoio da Prefeitura de Apucarana.

LOCAIS DE COMPETIÇÃO

Complexo Lagoão: atletismo, basquetebol, natação e natação paradesportiva

Complexo Estação Cidadania: futsal

Complexo Áureo Caixote: handebol

Ginásio do Colégio São José: basquetebol e futsal

Ginásio do Colégio Cerávolo: badminton

Ginásio do Colégio Mater Dei: voleibol

Ginásio do Colégio Nilo Cairo: voleibol

Ginásio do Clube 28 de Janeiro: judô

Ginásio do Sesc: karatê e taekwondo

Country Club: tênis

Adefiap: xadrez

30º BIMec: tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo

 

Prefeitura e Senai garantem consultoria em gestão administrativa nas empresas

Através do curso O&M – Organização e Métodos, empresas de Apucarana poderão ter acesso gratuito à consultoria em “lean office”, através de uma parceria entre o Senai e a Prefeitura de Apucarana. Com o objetivo de potencializar resultados nos setores administrativos, o curso visa diminuir o uso de papéis, reduzir trâmites burocráticos, evitar desperdícios e otimizar o fluxo de informações. A carga horária do curso é de 48 horas – sendo 80% de consultorias presenciais e 20% online – que serão ofertadas no período de quatro meses.

A apresentação do curso foi feita a um grupo de empresários nesta terça-feira (29/06), no salão nobre da Prefeitura, pelo consultor do Senai Mário Abraham, especialista em manufatura enxuta. Também estiveram presentes o secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edison Estrope, além de gerentes locais e regionais do Senai.

O prefeito Junior da Femac afirma que o curso O&M – Organização e Métodos é um desdobramento do Programa Brasil Mais. “O Programa já atendeu cerca de 70 empresas. Na grade de conteúdos foi abordada a manufatura enxuta no chão de fábrica e os empresários sentiram a necessidade de uma capacitação específica voltada para os processos administrativos. Por isso, Prefeitura e Senai firmaram esta parceria buscando alcançar no escritório os mesmos resultados que foram obtidos no chão de fábrica”, frisa Junior da Femac.

De acordo com Daniele Araújo, consultora de vendas do Senai, a expectativa da consultoria no Brasil Mais – também fruto de uma parceria entre Prefeitura e o Senai – era alcançar ganhos de produtividade de 20%. “Esta meta foi superada e as empresas participantes desta primeira fase de capacitação que foi o Brasil Mais tiverem ganhos de produtividade, em média, de 40%. Devido a esses resultados, as empresas nos procuraram sugerindo esta segunda fase da capacitação, desta vez focada na gestão de processos administrativos”, explica Daniele.

Mário Abraham afirma que dentro do escritório a manufatura enxuta pode ser aplicada na organização de todos os processos. “Desde a entrada de um pedido e do recrutamento de pessoal até a capacitação do trabalhador. Onde esta metodologia foi aplicada, a gente percebe que a informação chega mais rápido, o fluxo de papéis foi reduzido e a ordem de produção chegou com celeridade”, exemplifica o consultor do Senai.

O secretário municipal de Indústria e Comércio reforça que o curso não terá custos para os empresários. “Os custos serão bancados pela Prefeitura e pelo Senai. Estão sendo oferecidas 20 cotas e os interessados deverão preencher o termo de adesão até o dia 10 de julho, podendo indicar até três executivos para participar do curso”, esclarece Estrope, acrescentando que as consultorias presenciais poderão acontecer tanto nas empresas quando em locais a serem definidos pelos participantes.

As inscrições poderão ser feitas no Senai e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 988801-7742 e 98802-3919.