Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por atividades de conscientização nos CMEIs e Escolas

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data visa conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Em Apucarana, os 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da rede municipal de educação promoveram atividades alusivas ao tema nesta segunda-feira (5/6). O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes acompanharam o plantio de girassóis na Escola Augusto Weyand e a distribuição de mudas de árvores frutíferas na Escola Professora Marta Pereira da Silva.

“Nós vivemos em um município privilegiado por Deus com uma natureza muito rica. Para que vocês tenham ideia, Apucarana é cortada por três bacias hidrográficas – Pirapó, Ivaí e Tibagi – e possui dois tipos de vegetação nativa – a Mata Atlântica e a Mata das Araucárias. A altitude em que a cidade se encontra, há quase mil metros acima do nível do mar, também confere ao nosso meio ambiente características únicas,” explicou o prefeito Junior da Femac aos estudantes.

A secretária Marli Fernandes acrescentou que a Educação Ambiental faz parte do currículo da rede municipal de educação. “Nós desenvolvemos o projeto Sementes do Futuro com os mais de doze mil estudantes da nossa rede, matriculados tanto nos CMEIs como nas Escolas. Em cada série, eles aprendem conteúdos diferentes, como a separar corretamente o lixo, a fazer compostagem, a plantar e cultivar hortas e jardins e a utilizar racionalmente os recursos hídricos. O objetivo é que, ao chegarem ao 5º Ano do Ensino Fundamental, as crianças tenham participado de todas as atividades e aprendido que a preservação do meio ambiente depende das ações cotidianas de cada um de nós,” afirmou.

Na manhã de hoje, os estudantes do 5º Ano plantaram girassóis no terreno da Escola Municipal Augusto Weyand. O canteiro foi adubado com o húmus da compostagem feita pela própria turma.

“Primeiramente, a gente buscou terra com minhocas lá no Colégio Agrícola. Depois, fomos separando o lixo e colocando restos de alimentos na composteira. Eu gostei bastante do projeto e vou levar essa experiência para a minha vida,” detalhou a estudante Maria Rita Bertasso da Fonseca.

A Escola Municipal Professora Marta Pereira da Silva, por seu turno, distribuiu mudas de árvores frutíferas aos estudantes das turmas de 3º, 4º e 5º Ano. “A professora combinou com as crianças que elas devem levar as mudas para casa, plantá-las com o auxílio da família e registrar a atividade por meio de fotos. Eu aproveito para agradecer à Secretaria de Meio Ambiente que disponibilizou as plantas para a escola, por meio do Horto Municipal,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac ainda destacou que o município mantém diversos programas de cuidado com o meio ambiente. “O programa Apucarana Mais Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por exemplo, congrega ações como a coleta de pneus inservíveis, o recebimento de resíduos têxteis, o plantio de árvores e a soltura de alevinos nos lagos e rios. Já a Secretária Municipal de Agricultura tem o programa Feira Verde, que possibilita que a população troque materiais recicláveis, como papel, papelão e plástico, por produtos hortifrutigranjeiros. E a Autarquia Municipal de Educação desenvolve esse belo trabalho de conscientização ambiental com as nossas crianças,” concluiu.