Alunos participam de documentário

Escola Municipal José de Alencar e Colégio Estadual Profª Godomá Bevilacqua de Oliveira são escolhidos para a produção do vídeo a ser exibido durante premiação do Programa Agrinho (Fotos: Profeta)

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Cerca de 20 crianças do Distrito de Vila Reis estão participando, esta semana, da gravação de um documentário do Programa Agrinho.  Eles são alunos da Escola Municipal José de Alencar e do Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira.

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP), resultado da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e o Governo do Estado.

Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa Agrinho envolve anualmente 1,5 milhão de alunos e 80 mil professores de todos os municípios do Paraná.

O documentário está sendo produzido para mostrar as atividades desenvolvidas com as crianças e será exibido em 30 de outubro, durante a premiação do Programa Agrinho, no Expotrade, em Pinhais.

“Nós filmaremos 12 municípios paranaenses, eleitos pela equipe do SENAR-PR devido aos excelentes resultados que apresentaram em anos anteriores no concurso Agrinho,” explicou o produtor Guilherme Farinhaki. Ele veio a Apucarana acompanhado do cinegrafista Alex Sandro Dias e músico e arte-educador José Hélio Sant’Ana.

O vídeo “Stand by Me” do movimento Playing for the Change, que viralizou na internet, inspirou a produção do documentário. “A ideia é que os alunos de cada município interpretem um trecho da canção Agrinho que, somados, resultarão na faixa completa,” detalhou.

Na segunda-feira (05), os alunos do 5º ano da Escola Municipal José de Alencar e do 6º ano do Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira participaram de uma oficina ministrada por José Hélio Sant’Ana e construíram, a partir de materiais recicláveis, os instrumentos necessários para a interpretação da música. O vídeo, por sua vez, foi gravado na manhã de terça (06).

A secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes, exalta a parceria com o SENAR-PR. “A partir do tema ‘As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo’, o Programa Agrinho ensina aos alunos conceitos como sustentabilidade, cooperativismo, ética, igualdade e pluralidade cultural. Esses conteúdos vêm ao encontro do currículo unificado da nossa rede de ensino,” garantiu.

Compartilhe
Skip to content