- Autarquia Municipal de Educação - http://www.apucarana.pr.gov.br/ame -

Alunos participam de documentário

Cerca de 20 crianças do Distrito de Vila Reis estão participando, esta semana, da gravação de um documentário do Programa Agrinho.  Eles são alunos da Escola Municipal José de Alencar e do Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira.

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP), resultado da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e o Governo do Estado.

Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa Agrinho envolve anualmente 1,5 milhão de alunos e 80 mil professores de todos os municípios do Paraná.

O documentário está sendo produzido para mostrar as atividades desenvolvidas com as crianças e será exibido em 30 de outubro, durante a premiação do Programa Agrinho, no Expotrade, em Pinhais.

“Nós filmaremos 12 municípios paranaenses, eleitos pela equipe do SENAR-PR devido aos excelentes resultados que apresentaram em anos anteriores no concurso Agrinho,” explicou o produtor Guilherme Farinhaki. Ele veio a Apucarana acompanhado do cinegrafista Alex Sandro Dias e músico e arte-educador José Hélio Sant’Ana.

O vídeo “Stand by Me” do movimento Playing for the Change, que viralizou na internet, inspirou a produção do documentário. “A ideia é que os alunos de cada município interpretem um trecho da canção Agrinho que, somados, resultarão na faixa completa,” detalhou.

Na segunda-feira (05), os alunos do 5º ano da Escola Municipal José de Alencar e do 6º ano do Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira participaram de uma oficina ministrada por José Hélio Sant’Ana e construíram, a partir de materiais recicláveis, os instrumentos necessários para a interpretação da música. O vídeo, por sua vez, foi gravado na manhã de terça (06).

A secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes, exalta a parceria com o SENAR-PR. “A partir do tema ‘As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo’, o Programa Agrinho ensina aos alunos conceitos como sustentabilidade, cooperativismo, ética, igualdade e pluralidade cultural. Esses conteúdos vêm ao encontro do currículo unificado da nossa rede de ensino,” garantiu.

Compartilhe