Prefeitos discutem melhorias para a Educação

Municípios do Vale do Ivaí planejam ampliar carga horária escolar (Fotos: Profeta)

Atendendo ao convite do prefeito Beto Preto e da Secretária Municipal Educação, professora Marli Fernandes, representantes de cinco cidades do Vale do Ivaí reuniram-se, hoje (12), em Apucarana, para discutir os rumos do ensino público na região.

O encontro foi realizado na sede da Autarquia Municipal de Educação e teve a presença dos prefeitos de Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves, e de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, além das equipes de ensino de Califórnia, Cambira e Rosário do Ivaí.

Assuntos de interesse coletivo foram discutidos na ocasião, como a gestão do transporte escolar, a plena alfabetização das crianças até a idade de 8 anos, e a qualidade da alimentação escolar. Eles abordaram também o método pedagógico utilizado nas escolas apucaranenses que ofertam a Educação Integral.

“Estamos incentivando alguns prefeitos que têm a intenção de ampliar a carga horária escolar em seus municípios. Apucarana não pretende ser modelo, uma vez que cada cidade tem uma realidade própria e diferenciada, mas nos colocamos à disposição para auxiliar naquilo que for possível,” disse o prefeito Beto Preto.

Durante a manhã, ele acompanhou os prefeitos de Rio Bom e de Novo Itacolomi a uma visita pelas Escolas Municipais Professora Marta Pereira, no Jardim Menegazzo, e Augusto Weyand, no Jardim Tibagi. O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda, e o de Cambira, Emerson Toledo conheceram as instalações escolares na sexta-feira (09).

Professora Marli Fernandes – que também ocupa a presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PR) -, destacou o tripé que sustenta o ensino em Apucarana. “Extensão de carga horária, infraestrutura predial e currículo adequado são condições necessárias para a existência da Educação Integral. A falta de qualquer um desses pilares prejudicaria a formação dos alunos,” garantiu.

“O Vale do Ivaí é uma região muito rica, que será imensamente beneficiada a partir do comprometimento dos gestores municipais com a Educação. Parabéns, aos prefeitos pelo belo trabalho que vêm realizando na região, com lisura, honestidade e muito pé no chão,” congratulou Beto Preto.

Moacir Andreolla é um dos prefeitos que estudam implantar a Educação Integral no município. “Em Novo Itacolomi, nós temos cerca de 200 alunos na rede municipal. Nossa escola já possui boa infraestrutura e proporcionamos uma alimentação de qualidade. O próximo passo é implantar a carga horária dos alunos,” afirmou.