SAMU comunica problemas para recebimento de chamadas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Apucarana comunica que, momentaneamente, o número 192 não está recebendo ligações telefônicas. De acordo com Miquéias Romagnolo, coordenador do SAMU, os problemas têm origem na operadora de telefonia. Miquéias informa que a população deve momentaneamente acionar o serviço do SAMU pelo número alternativo, que é o (43) 3308-1600. A coordenação do SAMU pede a compreensão da população, reiterando que aguarda a operadora de telefonia normalizar o serviço do 192, que é de extrema relevância para a sociedade.

Apucarana implanta faixa de pedestre inovadora na Rua Ponta Grossa

Uma das principais ruas da área central de Apucarana, por onde passam diariamente cerca de 7 mil veículos e 180 ônibus que fazem linhas do transporte coletivo, a Rua Ponta Grossa recebeu ao longo desta semana a pintura de uma nova sinalização horizontal de trânsito.

O investimento da Prefeitura de Apucarana, executado por uma empresa licitada com supervisão da Superintendência Municipal de Trânsito, Transporte e Inovação do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), chamou atenção pelo novo modelo da faixa de pedestre. “Pelo perfil da via, que está recebendo um projeto de remodelação para se tornar um shopping a céu aberto, adotamos uma pintura inovadora que vai garantir ainda mais visibilidade e segurança aos usuários”, diz o prefeito Júnior da Femac.

Segundo explica o superintendente do Idepplan e autoridade municipal de Trânsito, Carlos Mendes, trata-se de um modelo permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Estamos realizando uma pintura nova, uma vez que o pavimento foi totalmente recapeado na semana passada entre o cruzamento com as ruas Guarapuava e Clóvis da Fonseca. Na questão da sinalização horizontal, além da remarcação das vagas de estacionamento, estamos repintando as faixas de pedestres com este formato diferenciado, único e que destacará a Rua Ponta Grossa das demais”, explica Mendes.

Ele frisa que de acordo com a hierarquia do trânsito, em primeiro estão as ordens do agente de trânsito, em segundo o semáforo, em terceiro a sinalização vertical e, em quarto lugar, a sinalização horizontal. “O CTB versa sobre o tamanho mínimo da faixa de pedestre, que é de quatro metros. Neste modelo adotado na Rua Ponta Grossa, promovemos o preenchimento da pista de rolamento em todo o cruzamento estabelecendo uma maior visualização da sinalização, mas tanto o condutor como o pedestre deverá respeitar a hierarquia do trânsito como em todos os demais cruzamentos”, esclarece Mendes.

Ele também explica que está sendo finalizada a nova pintura das “esperas de motocicletas”. “Ainda no que tange a remarcação das vagas de estacionamento, é importante dizer que mantivemos o mesmo número de vagas, o que o usuário vai perceber é que em determinadas quadras houve deslocamento de localização, como por exemplo, de vagas para motocicletas e pontos para carga e descargas”, revela Carlos Mendes, autoridade municipal de Trânsito.

Além de um investimento dentro do cronograma da Prefeitura de Apucarana, a execução do novo revestimento asfáltico e sinalização de trânsito integra projeto de remodelação da Rua Ponta Grossa dentro do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, uma iniciativa desenvolvida pelo Sistema Fecomércio e Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, que vai transformar a via em um “shopping a céu aberto”. O projeto, elaborado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (IDEPPLAN), prevê ainda um novo sistema de iluminação (LED), floreiras, lixeiras e até espaços com bancos para descanso das famílias, com direito a carregador de celular e wifi. A nova sinalização horizontal foi viabilizada em todo o trecho recapeado.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras, a vencedora do “lote 2’ já tem ordem de serviço e deve, em breve, complementar o recape asfáltico até o encontro com a Rua Padre Severino Cerutti. “Assim que o recapeamento for executado, seguiremos com a remarcação da sinalização horizontal de trânsito conforme novo padrão”, finaliza Carlos Mendes, autoridade de Trânsito de Apucarana.

Mutirão da Dengue atende os jardins Morada do Sol e Milani na próxima segunda-feira

O Mutirão de Combate à Dengue, depois do feriado da Páscoa, vai retomar as atividades na próxima segunda-feira (1º de abril) atendendo dois novos bairros: os jardins Morada do Sol e Milani.

Como parte da mobilização da prefeitura no enfrentamento da epidemia de dengue no município, o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos visa recolher materiais que acumulam água, como móveis e inservíveis, garrafas pet, latas, potes, copos, e pneus, entre outros.

Os moradores dos bairros atendidos são previamente avisados por meio da imprensa e por agentes de endemias que percorrem as residências fazendo vistorias nos quintais e informando que o caminhão da prefeitura irá passar na rua para recolher os materiais inservíveis.

O trabalho, realizado de casa de casa, já percorreu 89 bairros, coletando 890 caminhões lotados materiais deixados nas calçadas pelos moradores.

 

Inscrições do Torneio 1º de Maio serão encerradas na próxima segunda-feira

Devido ao ponto facultativo nesta quinta-feira (28/03), véspera da Sexta-Feira Santa, decretado pela Prefeitura de Apucarana, as inscrições do Torneio 1º de Maio de Futebol serão encerradas na próxima segunda-feira na Secretaria Municipal de Esportes. A informação foi dada pelo secretário da pasta, Tom Barros. A competição, que é disputada anualmente no município, acontecerá em 2024 pelas categorias masculina (nascidos até 2007) e feminina 15+ (nascidas até 2009).

“Mais de trinta equipes já confirmaram presença no torneio e os times que ainda não se inscreveram têm a última chance de carimbar o passaporte para participar dessa tradicional competição até a próxima segunda-feira. Estamos preparando o evento com muito carinho e fazer a festa do futebol amador de Apucarana. Cada equipe poderá inscrever 16 jogadores no máximo”, destaca Tom Barros.

De acordo com ele, o congresso técnico da competição ocorrerá no dia 2 de abril no Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina. Às 18h30 acontecerá à reunião da categoria feminina e em seguida às 19h15 será realizado o congresso da categoria masculina.

Na categoria masculina se inscreveram as equipes do Pagode Resenha Futebol Clube, Ajax, Ferroviário da Vila Regina, Lanchonete Vila Fap, Baiano Futebol Clube, Barbearia Garcia, Seven Jeans/Vila Reis, Pinheirão de Correia de Freitas, Castelo Branco United, Lava Car Apucarana, Dom Romeu, Incansáveis do Morrão, Jardim Ponta Grossa, Tancredo Neves, Amigos do Galo, Atlética XII de Março/UTFPR, Amigos do Cidão, Amigos do Pirapó, Time do Rildo, Colorado, Diamantina, Ipcris, Comparsas, Misto da Ama, Panda Supermercados/Vila Reis, Vila Nova, União, Time do Japa, Km 28 e Andrade e Amigos.

Já na categoria feminina estão inscritas as agremiações do Apucarana Futebol, Colégio São José, Anaac e Ipcris.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes, anexa ao Centro da Juventude Alex Mazaron, na rua Piratininga, 464, no Jardim Diamantina, ou pelo telefone 3422-5184, em horário comercial.

 

Apucarana fica em terceiro lugar na etapa inicial do Paranaense de Badminton

Com a conquista de 26 medalhas, sendo 10 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze, a equipe de Apucarana foi destaque no último final de semana no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, em Maringá, durante a realização da primeira etapa do Circuito Paranaense de Badminton. A competição teve a presença de 357 atletas em diversas categorias, representando 19 agremiações.

“Começamos o ano com um desempenho positivo e que colocou a equipe no top 3 na classificação geral no quadro de medalhas e top 2 no quadro geral na categoria master. Foi um resultado expressivo e importante para a nossa equipe, que esteve reforçada com atletas de Cornélio Procópio e Londrina”, destaca o técnico Alysson Namba.

Na disputa do circuito em Maringá, a equipe apucaranense foi representada por 24 atletas competindo da categoria sub-11 até 55+.

“A equipe de Apucarana voltou a ser destaque e mais uma vez deu show no badminton, trazendo excelentes resultados para o nosso município, com a modalidade tendo o incentivo do prefeito Junior da Femac”, disse o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

Foram campeões em suas categorias os jogadores Roberto Makoto, Samuel Takahashi, Rui Anegawa, Silvio Shimada, Alysson Namba, Lya Namba, Maria Yokomizo, Tania Guill, Ester Takahashi e Karen Takahashi. Os competidores Carlos Gasparini, Tomoe Takahashi, Célia Mizuno e Jéssica Meschini ficaram em segundo lugar, enquanto Arthur Shimada, Bruno Kiyota e Maria Suzuki faturaram medalhas de bronze.

Também representaram a equipe de Apucarana no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro os atletas André Brito, Enzo Partyka, Lucas Favaretto, Luiz Raphael, Pedro de Oliveira, Pedro Guill Gasparini e Ayla Luzzi Namba.

A próxima competição está marcada para os dias 6 e 7 de abril em Marília-SP. Já de 30 de maio a 2 de junho, a equipe de Apucarana participará da segunda etapa do Circuito Paranaense em Foz do Iguaçu.

Na primeira etapa do circuito os apucaranenses tiveram o apoio da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Associação Cultural e Esportiva Procopense (Acep), Escola Nipo Brasileira, Colégio São José e da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

 

Apucarana distribui caixas de bombons aos alunos da rede municipal de educação

A Prefeitura de Apucarana realizou, nesta quarta-feira (27/3), a tradicional distribuição de chocolates na rede municipal de educação, em alusão à festa da Páscoa. Todos os alunos, dos 24 centros infantis e 36 escolas, foram contemplados com uma caixa de bombons. O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes acompanharam a ação no CMEI Benedito Leugi e na Escola Municipal Professor Alcides Ramos.

“As crianças são o bem mais precioso que temos e este mimo representa o carinho que sentimos por elas. Nós escolhemos presentear os estudantes com caixas de bombons, em vez de ovos de chocolate, para incentivá-los a compartilhar os doces com seus familiares. Afinal, a partilha é um dos ensinamentos de Jesus Cristo,” comentou o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes acrescentou que guloseimas especiais foram adquiridas para as crianças com restrições alimentares. “As nossas nutricionistas têm o cuidado de não deixar ninguém de fora da comemoração. Os estudantes diabéticos, alérgicos e intolerantes receberam barras de chocolate zero açúcar e livres de glúten, lactose, albumina, proteína e oleaginosas,” afirmou.

O montante investido na compra dos doces, com recursos próprios da Autarquia Municipal de Educação, somou R$ 164.299,10.

“Feliz Páscoa! Que Jesus Cristo encontre abrigo nos corações e lares de todos os apucaranenses e que a gente consiga colocar em prática tudo aquilo que Ele nos ensinou,” desejou o prefeito.

Caminhada do “Barra Nova” acontece no dia 7 de abril

A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) realiza no dia 7 de abril a caminhada na natureza do Circuito Barra Nova. Com percurso de 11 quilômetros, a saída está prevista para as 7 horas, da Praça Rui Barbosa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.ecobooking.com.br/eventos/inscricaoEVS1.php?InsVS1=c8y282bfvemqjd06m4m6bmodogxvs1 ou acessando o QR code que consta no cartaz de divulgação.

A secretária da Promatur, professora Maria Agar, informa que haverá transporte de ônibus da Praça Rui Barbosa até as “piscinas do Grilo”, na Vila Rural Nova Ukrania, de onde terá início a caminhada. “A caminhada contará com pontos de apoio, com água, banheiros químicos, frutas e atividades de alongamento, além de suporte de uma ambulância e da Guarda Municipal”, cita Maria Agar.

De acordo com Andreia Patricia Rinaldo, superintendente municipal de Turismo, a caminhada possui diversos atrativos. “Haverá almoço rural por adesão no Pesqueiro O Barracão e o valor deverá ser pago na hora, tendo no cardápio arroz feijão, salada de macarrão, porco no tacho, mandioca cozida e sobremesa”, detalha Andreia, acrescentando que no final da caminhada os participantes poderão também adquirir alimentos de uma feirinha do produtor que será disponibilizada no local.

DESCIDA ATÉ O RIACHO – Andreia destaca ainda que o evento proporcionará a marcante experiência das caminhadas na natureza e o contato com as belezas naturais. “O último quilômetro da caminhada contará com uma trilha até o riacho Barra Nova. Teremos para essa atividade o apoio do Exército, através do 30º BIMec, que esticará uma corda para facilitar a descida”, completa Andreia, observando que em caso de chuva a caminhada será desviada desta rota.

A Caminhada do Circuito Barra Nova é uma promoção da Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Ecobooking, Amuvitur, IDR-Paraná e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Com recorde de inscritos, fase municipal dos JEP´s inicia no dia 5 de abril

Com recorde de alunos/atletas, sendo 2.432 inscritos, começará no dia 5 de abril, às 9 horas, com a realização da solenidade de abertura no Centro Esportivo Madre Josafata do Colégio Nossa Senhora da Glória, a fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). A definição do número de participantes ocorreu nessa terça-feira à tarde (26/03), durante congresso técnico no Centro da Juventude Alex Mazaron. No dia 8 iniciam as disputas da modalidade de futsal.

A competição terá a presença de 22 colégios da rede pública e particular do município, prosseguindo até o dia 26 de abril nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez pelas classes “A” (15 a 17 anos) e “B” (12 a 14 anos), masculino e feminino.

“A fase municipal dos Jogos Escolares nesse ano em sua 70ª edição será histórica em Apucarana, pois conseguimos bater o recorde de alunos inscritos. São mais de 2 mil competidores, que disputarão os jogos por duas semanas nas diversas praças esportivas do município e revelando novos talentos para o esporte”, destaca o prefeito Junior da Femac.

“Está tudo preparado para mais uma edição dos JEP´s, agora em sua fase municipal que definirá os classificados para a macrorregional que será disputada de 12 a 16 de junho também em nossa cidade consolidando Apucarana como a casa do esporte do Paraná”, frisa o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

“Os Jogos Escolares do Paraná são uma ferramenta pedagógica extremamente importante para a educação. Esperamos que os colégios consigam trabalhar para que os alunos alcancem os seus objetivos, tenham a experiência ímpar de participar dessa competição e com isso ter uma aproximação e uma identificação com a escola”, disse Alécio Colombo, técnico pedagógico de educação física do Núcleo Regional de Educação (NRE), que no evento representou o chefe da pasta, Vladimir Barbosa da Silva.

A fase municipal terá a presença dos colégios Alberto Santos Dumont, Antônio dos Três Reis de Oliveira, Coronel Luiz José dos Santos, Godomá de Oliveira, Heitor de Alencar Furtado, Nilo Cairo, Osmar Guaracy Freire, Padre José Canale, Padre José de Anchieta, Polivalente, Carlos Massaretto, Francisco Antônio de Souza, Izidoro Luiz Cerávolo, São Bartolomeu, Tadashi Enomoto, Vale do Saber, Canadá, Mater Dei, Evolução, São José, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora da Alegria.

Também participaram do evento nessa terça-feira o superintendente da secretaria de Esportes, José Marcelino da Silva, o Grillo, a técnica pedagógica do NRE, Sandremara Revelini, o coordenador geral da fase municipal dos JEP`s, Matheus Eduardo da Silva Ferreira e os professores de educação física dos estabelecimentos de ensino que se inscreveram na competição.

A fase municipal dos JEP´s é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

MODALIDADES EM DISPUTA

De 8 a 15/04 – Futsal

De 11 a 12/04 – Vôlei de Praia

De 16 a 22/04 – Basquete, Handebol e Vôlei

Dia 24/04 – Tênis de Mesa

De 25 a 26/04 – Atletismo e Xadrez

 

Mutirão de Combate à Dengue atende região do Jardim das Flores nesta quarta-feira

 

Nesta quarta-feira (27) é a vez da região do Jardim das Flores ser atendida pelo Mutirão de Combate à Dengue. A ação já percorreu 87 bairros desde o dia 8 de janeiro resultando na coleta de 870 caminhões lotados de materiais inservíveis.

Uma iniciativa da administração municipal no enfrentamento da epidemia de dengue no município, o Mutirão de Combate à Dengue recolhe recipientes que possam acumular água e se tornem criadouro do mosquito Aedes Aegypti, a exemplo de latas, garrafas, peças de plástico e inservíveis, como móveis para descarte. O material é coletado pelos caminhões da prefeitura.

A ação conta com o suporte de caminhões da Secretaria de Serviços Públicos, além de equipes de roçagem e de agentes de endemias. Os agentes de endemias estão fazendo a conscientização dos moradores e verificação dos quintais.

Apucarana realiza Conferência Local de Migrações

 

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu hoje, no auditório da Praça CEU, a II Conferência Livre Local de Migrações, Refúgio e Apatridia. Reunindo imigrantes venezuelanos, haitianos e cubanos e entidades que atuam na causa, o evento tem o objetivo de aprovar propostas para serem apresentadas nas conferências estadual e nacional.

“Esta conferência tem o objetivo de dar voz e visibilidade aos imigrantes promovendo políticas públicas para melhor atender esse público. Esse é um momento de vocês serem ouvidos, serem acolhidos e apresentarem sugestões para o país dar o acolhimento que precisam”, afirma a representante da Secretaria de Estado da Justiça (SEJU), Nádia Leandro.

“Neste evento são debatidas e aprovadas propostas que serão levadas ao governo federal, buscando mudanças para melhor atender a todos”, complementa a coordenadora do Cáritas Diocesana, Fátima Aparecida Lopes.

2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, que vai acontecer nos dias 7,8 e 9 de junho, é voltada a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida. Retoma o debate e a mobilização em torno do aprimoramento das políticas públicas nacionais, estaduais, municipais destinadas a este público.

 2ª COMIGRAR tem como objetivos:

I – aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia;

II – propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;

III – promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;

IV – fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.