O Sebrae/PR realizou um estudo contemplando oportunidades no mercado de moda no Chile, Peru e Colômbia, países com alto potencial de consumo. As informações deste levantamento serão apresentadas e debatidas durante o Workshop Internacionalização: Mercados Potenciais na América do Sul. O evento, que contará também com consultorias, acontecerá no dia 8 de setembro, das 8h30 às 12 horas, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).
De acordo com José Henrique Martins, consultor do Sebrae no escritório de Apucarana, o estudo traz imagens, dados sobre comportamento, padrões, qualidade e preço de produtos e acessórios do setor do vestuário, comercializados nos principais pontos de Santiago, Lima e Bogotá. Martins salienta ainda que o workshop é uma das ações do Plano de Desenvolvimento do APL Bonés, que está sendo elaborado com recursos do Governo Federal e com o apoio da Prefeitura de Apucarana.
“O evento será dividido em dois momentos. Primeiro, haverá a apresentação do Potencial dos Mercados da América do Sul, traçando um panorama de comparação com os outros países da América do Sul e o porquê da escolha do estudo nestes países. Depois, haverá ainda consultorias. Será um momento individual por empresa para aprofundar na busca de informações e oportunidades, abordando estratégias e os produtos de cada empresa”, explica o consultor do Sebrae.
Conforme Martins, para o workshop não há limitação de vagas, enquanto as consultorias serão disponibilizadas para 12 empresas de Apucarana. “A duração prevista é de duas horas e os atendimentos começam no dia 8 e se estendem nos dias 9, 10 e 11 de setembro. Para essas consultorias, há a necessidade de fazer a prévia inscrição”, observa Martins, informando que o agendamento deve ser feito pelo telefone 3422-4439.
COMPRA APUCARANA – O consultor do Sebrae lembra ainda que no dia 4 de setembro, às 9 horas, no Cine Teatro Fênix, ocorre o lançamento do Programa Compra Apucarana. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas através de um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação para compradores e fornecedores de compras governamentais e públicas. “O programa buscará preparar as empresas locais para compras de vendas públicas dentro de Apucarana. Atualmente, o que acontece é que muitos produtos e serviços acabam sendo adquiridos fora da cidade”, pontua Martins.