Apucarana está participando, em Curitiba, do 2º Fórum de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE). A comitiva é integrada por catorze servidores do setor de licitação, compras e controle interno da prefeitura, liderados pelo vice-prefeito Sebastião ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, que representa o prefeito Beto Preto no evento.
“Ao completar 70 anos de fiscalização do gasto público, a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná está pautada em três pilares: eficiência, inovação e estímulo ao controle social”. A afirmação foi feita pelo presidente, conselheiro Durval Amaral, na abertura do fórum, que começou na quarta e prossegue nesta quinta-feira (29). As palestras e debates sobre os principais temas da administração pública acontecem no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Ao participar do evento, o vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, elogiou a iniciativa do TCE de estimular o controle social dos gastos públicos. “A aproximação com a cidadania é muito importante, especialmente nesse momento em que o País atravessa uma grave crise de credibilidade das instituições públicas”, comentou Junior, ressaltando que a gestão pública de Apucarana, na pessoa do prefeito Beto Preto, tem sido rigorosa no controle de gastos, bem como nos processos de licitação e compras.
Com o tema “O Tribunal de Contas e a Sociedade”, o 2º Fórum de Controle Externo é um dos maiores eventos gratuitos de capacitação sobre a gestão pública realizados neste ano no Brasil. São mais de 50 palestrantes e mais de 2.500 participantes. Os painéis, palestras e oficinas abordam licitações e contratos, contabilidade e orçamento, auditoria, transferência voluntária de recursos públicos, controle interno, transparência e controle social, atos de pessoal e obras públicas.
A solenidade de abertura do 2º Fórum de Controle Externo lotou o auditório principal do Centro de Eventos da FIEP e contou com a presença de autoridades, gestores e servidores públicos, estudantes e representantes de entidades sociais. Além do presidente do TCE, Durval Amaral,  compuseram a mesa os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça, desembargador Renato Braga Bettega e do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Adalberto Xisto Pereira; o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; e o vice-presidente da FIEP e vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior.
Também integraram a mesa os conselheiros do TCE-PR Artagão de Mattos Leão, Fabio Camargo, Ivan Bonilha, Ivens Linhares e Nestor Baptista. Ainda na cerimônia de abertura foram apresentados dois vídeos em comemoração aos 70 anos da corte de contas: um deles com mensagens dos conselheiros e o outro com mensagens dos chefes de poderes do Paraná, incluindo o governador Beto Richa.
 

Publicações Recomendadas