Assessorado pela vereadora apucaranense Aurita Bertoli (PT), o vereador da cidade de Faxinal, Moacir Coutinho (PT), conheceu nesta sexta-feira o Residencial Orlando Bacarin. Inaugurado em dezembro de 2012, o empreendimento foi o primeiro conjunto habitacional de interesse social construído no Paraná através do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMV Entidades), por intermédio da União por Moradia Popular do Paraná (UMP), tendo uma entidade sem fins lucrativos como gestora do projeto.

“Tive boas referências desta iniciativa, por isto vim conhecê-la de perto para conversar com os mutuários, saber dos procedimentos burocráticos e tentar viabilizá-lo também em Faxinal”, revelou Coutinho que, além de assessores, esteve acompanhado do empreiteiro Aleandro Adão, da Construtora Julisa.

Membro da UMP e da União de Mutuários e Moradores de Apucarana e Região (UMMAR), a vereadora Aurita Bertoli coloco-se à disposição para presta toda consultoria necessária. “Vamos batalhar para que o projeto dê certo também em Faxinal. Só falta agora decidirmos por qual caminho, pela UMP ou pela UMMAR”, comentou.

Aproveitando a passagem por Apucarana, Coutinho realizou uma visita de cortesia ao prefeito Beto Preto. “Temos que enaltecer sempre atitudes que visam promover o bem social. O vereador Coutinho está de parabéns por buscar o melhor para sua comunidade”, disse Beto.

Orlando Bacarin
– Edificado em área de 64.232,654 m² doada pela Prefeitura de Apucarana aos fundos da Colônia dos Novos Produtores, o Residencial Orlando Bacarin beneficiou 150 famílias com renda mensal entre zero e R$1.600,00. Grande parte cooperados da Cocap (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana). O investimento do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, foi de R$ 6.038.036,13, com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

Todo o projeto, desde o cadastramento até a seleção dos mutuários, foi feito pela União por Moradia Popular do Paraná (UMP) e pela União de Mutuários e Moradores de Apucarana e Região (UMMAR). Por um período de 10 anos (120 meses), grande parte das famílias vai pagar uma prestação mensal de 5% do salário-mínimo nacional vigente.

Publicações Recomendadas