Na abertura da Conferência Municipal de Educação, ontem, no Cine Teatro Fênix, o prefeito Beto Preto conclamou todos os professores e representantes de todos os segmentos da sociedade a contribuírem na construção de uma educação de melhor nível em Apucarana. “Nossa meta é investir na capacitação continuada dos professores e numa estrutura física mais adequada para a rede municipal de escolas”, assinalou Beto Preto.

Ele acrescentou ainda que, antecedendo a conferência foram realizadas dezenas de reuniões nas escolas e nos Centros Municipais de educação Infantil (CMEIs), atraindo quase 3 mil pais para a discussão aberta de todos os temas ligados à educação. “Agora existe participação e transparência efetiva neste processo e esse é um compromisso que já está sendo resgatado por nós”, frisou o prefeito, lembrando que até a pouco tempo, as discussões ficavam restritas a poucas pessoas no Conselho Municipal de Educação.

A pedagoga da Universidade Federal do Paraná e Doutora na área de Economia Política da educação, Andréa do Rocio Caldas, foi a principal palestrante do primeiro dia da conferência, no Cine Teatro Fênix. A professora participa da organização de conferências municipais de educação em todo o Paraná e do Fórum Estadual de Educação, fomentando o debate sobre o Plano Nacional de Educação.

“Em Apucarana a participação de professores e da comunidade em geral foi muito boa, superando inclusive a de cidade de maior porte. Também considero muito positivo os debates preliminares com os pais de alunos, promovidos nas semanas anteriores à conferência”, comentou a Doutora Andréa, destacando a presença de Kátia Gomes, mãe de uma aluna da rede pública na mesa diretora da conferência.

PROPOSTAS

Após a abertura com uma palestra que reuniu 500 pessoas, ontem à noite no Cine Teatro Fênix, a fase municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) teve sequência hoje com debates e oficinas na Fecea. O evento deste sábado reuniu 210 delegados, representantes de educadores e de vários segmentos da sociedade, além de 60 observadores.

“O foco da conferência é discutir a plano nacional de educação e elaborarmos propostas para a conferência estadual e nacional”, informa Marli Regina Fernandes da Silva, secretária especial do ensino superior, em Apucarana.

A Conferência Nacional de Educação tem um caráter mobilizador, visando contribuir com os poderes Executivo e Legislativo na definição e implementação de políticas públicas para a educação. “Estamos fazendo nossa parte neste processo. Vamos sair dessa conferência com propostas que realmente representam o anseio da sociedade para uma educação de qualidade em nossa cidade e em nosso país”, afirma Marli.

As discussões da conferência foram realizadas em torno dos sete eixos temáticos propostos pela CONAE. Confira os temas:

1 – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
2 – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
3 – Educação, Trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente
4 – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação condições de participação e aprendizagem
5 – Gestão democrática, participação popular e controle social
6 – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
7 – Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos

Publicações Recomendadas