O campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) inaugurou nesta quinta-feira (10/10) o Restaurante Universitário (RU) e o “Bloco M”, que possui 9 salas de aula e 12 laboratórios. As obras entregues somam investimentos de mais de R$ 5,2 milhões e ampliam em 3.419 m2 a área construída da instituição. A solenidade reuniu diversas autoridades, entre as quais o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o deputado federal Alex Canziani, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli e o diretor-geral do campus Apucarana da instituição, professor Aloysio Gomes de Souza Filho.
Beto Preto destacou os investimentos feitos pelo Governo Federal no campus de Apucarana, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Quero agradecer à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e à bancada paranaense de deputados, especialmente ao Alex Canziani e ao André Vargas. Esse trabalho conjunto e essa união de forças têm permitido que sejam liberadas, de forma contínua, emendas para o campus de Apucarana”, assinala.
O deputado Alex Canziani lembrou a trajetória da instituição, desde a implantação do Centro Moda até a transformação, em 2007, em campus da UTFPR. “Com os cursos de engenharia Química, Civil e Elétrica que já estão aprovados, o campus de Apucarana vai ampliar ainda mais o número de alunos, gerando novas oportunidades para Apucarana e região”, assinala.
De acordo com o diretor-geral do campus de Apucarana, a instituição se prepara para, a partir de 2014, duplicar a estrutura existente. “Temos atualmente 8.700 metros quadrados de área construída e vamos fazer a duplicação a partir do ano que vem, com mais 9 mil metros quadrados de área construída”, afirma.
A UTFPR, única universidade tecnológica federal do Brasil, completou nesta semana 8 anos de criação, chegando a 13 campus espalhados pelo Paraná. O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, afirma que o campus de Apucarana já é uma referência para a região e que, com a expansão e os novos cursos, haverá uma projeção ainda maior. “Será um dos principais campus universitários do Estado e do País”, disse, após citar o curso de doutorado em Engenharia Têxtil e que será o primeiro do Brasil.
OBRAS ENTREGUES – O Restaurante Universitário está sendo construído em etapas e terá 1.140 m2 de área construída. A capacidade inicial é para servir 200 refeições simultâneas, no almoço e jantar, a um valor subsidiado de R$ 2,50.
Já o chamado “Bloco M”, conta com 2.279 m2 de área construída, possuindo 9 salas de aula e 12 laboratórios (informática, formação de educadores, física, química, têxtil e pesquisa). Neste bloco funcionará também o Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias e a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação.