Dentro das comemorações do Dia Mundial de Saúde, as unidades básicas de saúde de Apucarana estarão realizando hoje os testes de glicemia, com vistas a identificar pacientes com diabetes, para encaminhamento aos médicos especialistas. Ao mesmo tempo, os profissionais que atuam nas UBS estarão orientando os pacientes sobre atividades físicas e regime alimentar, para controle da doença. Também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estará entregando próteses dentárias a pacientes atendidos na UBS “Eunice Penharbel”, no Residencial Sumatra II.
O vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, dentista Emídio Alberto Bachiega, salienta que há uma constante preocupação da administração do prefeito Beto Preto em realizar um atendimento a pessoas com as chamadas doenças crônicas, como é o caso do diabetes. O dirigente destaca que uma das determinações do prefeito é não deixar faltar medicamentos a pacientes com esta doença, principalmente a insulina. “Hoje, a Farmácia Central distribui 236 mil comprimidos de metformina 850 miligramas e 121 mil de glibenclamida 5 miligramas, além de 600 frascos de insulina, atendendo 400 pacientes ao mês”, completa Bachiega.
Ele acrescenta que um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que “uma em cada doze pessoas – 62 milhões – vivem com diabetes nas Américas. Tomando por base o estudo da OMS, Bachiega destaca que “em alguns países das Américas até 40% das pessoas com diabetes não sabem e entre 50% e 70% não alcança o controle adequado da glicemia”. Para ele, a melhor forma que as pessoas têm de prevenir a diabetes é seguir uma dieta saudável, além de realizar atividades físicas regularmente para manter um peso adequado.
O coordenador da Estratégia Saúde da Família, enfermeiro Amós Leandro Antunes, explicou que o diabetes é uma doença silenciosa e quanto mais cedo é diagnosticada, mais eficaz o tratamento. “Os profissionais que atuam na atenção básica estão prontos para atender às pessoas suspeitam estarem com a doença. Para tanto, podem procurar as unidades de saúde para realizar o teste de glicemia”, salienta Antunes. O ideal, completa ele, é que seja realizado o teste de glicemia com o paciente em jejum, pois este exame mede o nível de açúcar no sangue naquele momento, servindo para monitorização do tratamento do diabetes.
O QUE É – O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
TIPOS – No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
No tipo 2, existe uma combinação de dois fatores – a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
O Diabetes Gestacional é o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando ao aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo – ou não – persistir após o parto. A causa exata do diabetes gestacional ainda não é conhecida.
CEO faz entrega de próteses dentárias
Técnicos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizam hoje, a partir das 9h30, na UBS Eunice Penharbel, no Residencial Sumatra II, a entrega de 36 próteses dentárias. O evento integra as atividades relativas ao Dia Mundial da Saúde, como esclarece o dentista Nelson Crinchev, do setor de odontologia da Autarquia Municipal de Saúde.
Os pacientes que recebem amanhã as próteses foram encaminhados ao CEO para tratamento dentário, pois alguns casos dependiam deste serviço antes da tirada dos moldes. Segundo Crinchev, somente a implantação das próteses não resolveria os problemas verificados nas primeiras avaliações, daí a necessidade do tratamento. “A entrega das próteses é o complemento da atenção do setor de odontologia a estas pessoas, que não dispõe de condições financeiras para um tratamento na rede privada”, completa o dentista.