Um projeto inédito no Paraná está levando atendimento de saúde a alunos e colaboradores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Apucarana. Idealizado pelo enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, responsável pela UBS “Orestes Marquito”, do Jardim Marissol, o projeto visa a realização de testagem rápida para hepatite B e C, sífilis e HIV; e exame preventivo do câncer do colo uterino, além de orientações sobre pressão arterial, diabetes, dengue e saúde bucal.
Além da equipe da UBS, contribuem para o desenvolvimento do projeto profissionais do Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde, Divisão de Epidemiologia e do Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta). O Projeto Saúde na UTFPR, explica o idealizador, é uma forma de apresentar aos alunos e colaboradores da instituição de ensino alguns dos serviços oferecidos pela Autarquia Municipal de Saúde a população de Apucarana. Entre estes serviços, informa Luciano Sobrinho, estão a testagem rápida e o exame preventivo.
A ação, iniciada em dezembro de 2015, deverá ser realizada a cada dois meses, ampliando cada vez mais o número de pessoas, notadamente os jovens acadêmicos da instituição. “No caso do exame preventivo do câncer do colo uterino, a universidade disponibilizou um espaço para a instalação dos equipamentos, facilitando o trabalho da equipe técnica. O fato interessante é que nenhuma paciente havia realizado este exame, a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas”, completa o enfermeiro. Quanto as outras doenças – hipertensão e diabetes – e questão relacionadas a saúde bucal, os assistidos receberam orientação a procurar as unidades básicas onde residem, para encaminhamento aos especialistas.
Enquanto técnicos da UBS Orestes Marquito e do Natta realizavam os atendimentos, servidores do Departamento de Epidemiologia da AMS explicavam aos universitários os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Uma exposição foi montada no campus, mostrando as fases de desenvolvimento do mosquito.