O prefeito Beto Preto, acompanhado de seu vice, Junior da Femac, recebeu hoje a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, Desembargador Jucimar Novochadlo, para tratar da infraestrutura e apoio logístico necessário, visando a implantação do Programa de Biometria nas eleições de 2016 na Comarca de Apucarana.
O TRE-PR e a Justiça Eleitoral local querem uma parceria com a Prefeitura de Apucarana, visando realizar o recadastramento de cerca de 103 mil eleitores, no período de maio a setembro deste ano. O desembargador oficializou pedido para a liberação de estagiários ou servidores públicos municipais, para agilizar este trabalho.
De sua parte, o prefeito Beto Preto, anunciou que o Município fará o que estiver ao seu alcance para colaborar neste processo. “De imediato já solicitei ao Procurador Geral do Município, Paulo Sérgio Vital, e ao secretário de Governo, Sérgio Luiz Barroso, as providências necessárias para firmar esta parceria com o TRE”, anunciou Beto Preto.
O desembargador explicou que o TSE tem a meta de recadastrar e fazer a coleta de dados biométricos de 50 milhões de eleitores no Brasil. “No Paraná esse trabalho atingirá 5% do eleitorado, cerca de 2,8 milhões de eleitores, que serão convocados pela justiça eleitoral, no período de 26 de maio até 30 de setembro, para comparecerem nos cartórios e fazer a revisão dos seus dados e a coleta das impressões digitais”, informou.
(((BOX)))
Não comparecimento irá gerar multa
Conforme revelou Jucimar Nobochadlo, as eleições municipais de 2016 em Apucarana já será feita pelo sistema biométrico. “Isso significa que o eleitor irá comparecer na sessão eleitoral e com a sua digital vai autorizar que o presidente da mesa possa colher o seu voto”, explicou.
O presidente do TRE-PR alertou que os eleitores estão sendo convocados ao recadastramento. “Depois desse prazo de 30 de setembro o eleitor terá o seu título cancelado e ainda será ser multado”, esclareceu.
Com uma estrutura especial, em cerca de 10 a 15 minutos, a Justiça Eleitoral fará a revisão dos dados e coletará as impressões digitais de cada eleitor. “Após esse período a estrutura volta a ser normal e, a partir daí, o eleitor enfrentará filas para se regularizar”, alertou.
Antes de iniciar o recadastramento, a Justiça Eleitoral, com apoio da Prefeitura de Apucarana, irá fazer uma ampla divulgação do recadastramento e implantação do sistema de biometria. Os eleitores e as empresas poderão agendar atendimento, via internet, com dia e hora marcada.
Do encontro, realizado pela manhã no gabinete municipal, o presidente do TRE esteve acompanhado de Ana Flora França e Silva, Diretora-Geral do TRE/PR; Valcir Mombach, Secretário de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE/PR; e Marden Lincoln Amaral Machado, Coordenador de Comunicação Social do TRE/PR.
Também participam os juízes das 28ª e 179ª Zonas Eleitorais da Comarca de Apucarana, respectivamente, Oswaldo Soares Neto e Laércio Franco, além dos chefes de cartório, Constance Beatriz Pedroso Andreotti Marques Dias e Jeane Genara Volpato.