Ruas por onde passam os ônibus do transporte coletivo de passageiros, que transportam cerca de 30 mil pessoas todos os dias, estão sendo revitalizadas com investimentos da Prefeitura de Apucarana. O primeiro bairro a receber a melhoria é o Jardim Catuaí. Os trabalhos, na modalidade micro revestimento, estão sendo executados nas ruas Rosa Zacarias, Mário Mitsuo Tamya e Itemerata dos Santos, totalizando cerca de 10 mil metros quadrados.
O prefeito Beto Preto salienta que os investimentos fazem parte de um pacote de R$3 milhões, com recursos do caixa próprio da prefeitura, que estão reservados para execução de até 300 mil metros quadrados de micro revestimento. “Em março deste ano assinamos o registro de preços, válido por 12 meses, e vamos priorizar trabalhos que beneficiem o trajeto do transporte coletivo”, reforça o prefeito.
A empresa vencedora do processo e responsável pela execução é a Asfaltopav – Serviços de Pavimentação Ltda., de Cambé. “A empreitada no Jardim Catuaí devem ser concluída nesta próxima semana e aí devemos seguir para o Núcleo Habitacional Adriano Correia, também executando melhorias no trajeto do ônibus”, informou Eduardo Mendonça, diretor do Departamento Municipal de Obras e fiscal de campo dos serviços.
O micro revestimento asfáltico a frio com emulsão modificada por polímero é indicado para rejuvenescimento e impermeabilização de superfícies asfálticas desgastadas, que apresentem porosidade ou fissuras. “Sua indicação é ideal para vias que ainda apresentem uma base boa”, esclarece Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras. Ele explica que o micro revestimento contratado é o mesmo que foi aplicado recentemente pela Viapar na Avenida Curitiba, entorno da Praça Rui Barbosa e outras vias urbanas que fazem parte da sua concessão.
Entre suas vantagens, em relação à lama asfáltica, está o tempo de secagem. Enquanto a lama demora até 48 horas, o micro revestimento tem tempo médio de cura de apenas uma hora e trinta minutos. “Você aplica pela manhã e na parte da tarde já pode liberar para o trânsito”, explicou Moreno. De acordo com ele, as ruas que recebem o micro revestimento ganham entre quatro e seis anos de vida útil.
Além do Jardim Catuaí e do Núcleo Adriano Correia, está previsto no cronograma a recuperação com micro revestimento asfáltico de ruas nos jardins América, Ponta Grossa, Trabalhista, núcleos João Paulo I e Afonso Camargo, Vila Nova, Parque Bela Vista, entre outros.