Apucarana é a primeira cidade do País a receber uma capacitação inédita do TikTok voltada exclusivamente para empreendedores. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (17/07), durante café da manhã com empresários, pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo gerente de Políticas Públicas para a América Latina do TikTok, Woolley Allan.
O treinamento gratuito será realizado no dia 31 de julho, às 18h30, no Cine Teatro Fênix, com vagas limitadas. A ação faz parte de um projeto nacional do TikTok, que será implantado em apenas 10 cidades brasileiras, e tem o apoio da deputada federal Luísa Canziani, responsável por articular a inclusão de Apucarana nesta iniciativa pioneira.
Para gerar maior alcance foi firmada parceria com 17 entidades que compõem o ecossistema produtivo de Apucarana, sendo elas: Acia, APL Bonés, Sivale, Sivana, Ampec, Fórum Desenvolve Apucarana, Senac, Senai, Sesc, Associação da Rua Gastronômica da Oswaldo Cruz, Projeto de Revitalização da Rua Ponta Grossa, Sicoob, Sicredi, Cresol, Associação de Cafeicultores, Unimed e o Sindicato dos Contadores. “Não tem como fazer algo tão relevante, tão bonito e grandioso sozinho. Por isso, convidamos todos os parceiros estratégicos de Apucarana para participar deste anúncio”, reiterou Rodolfo Mota.
O prefeito de Apucarana destacou a grandiosidade do anúncio, observando que o TikTok é uma plataforma global que mudou a forma de comunicar e vender. “É um momento inédito e histórico para Apucarana. O TikTok mesmo, aquele famoso dos vídeos que tem no mundo todo, escolheu nossa cidade para começar um projeto transformador. Estamos falando de capacitação, de abrir mercado, de geração de renda e novas oportunidades para quem empreende”, frisou Rodolfo Mota.
O prefeito afirma que o TikTok tem milhares de casos de sucesso. Pessoas que, de acordo com ele, começaram a usar a plataforma como instrumento de trabalho para os seus negócios e hoje são milionárias. “É um passo à frente que coloca Apucarana na vanguarda da inovação digital no setor produtivo. Estamos animados e vamos mobilizar todos os nossos parceiros para garantir que essa oportunidade beneficie o maior número possível de empreendedores”, destacou Rodolfo Mota.
O evento, que marca o lançamento do projeto nacional, será voltado a empreendedores formais, informais, autônomos e até mesmo pessoas que ainda estão planejando iniciar um negócio. A ideia é ensinar como utilizar o TikTok como uma ferramenta poderosa e estratégica para divulgação de produtos, fortalecimento de marca e aumento de vendas. A organização do evento será feita pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços, comandada por Emerson Toleto. O link para inscrição será divulgados em breve pelas redes sociais e canais oficiais da Prefeitura de Apucarana.
Um dia de conexão, inovação, dicas e casos de sucesso
Woolley Allan, gerente de Políticas Públicas para a América Latina do TikTok, participou do evento de forma virtual para oficializar a parceria. “Estamos muito felizes em começar esse projeto. Apucarana tem uma vocação empreendedora reconhecida e uma rede de parceiros muito ativa. Vai ser um dia de muita conexão, de networking, e a gente vai levar algumas dicas práticas e ferramentas que ajudarão os empreendedores locais a transformar suas vidas e negócios”, afirmou.
Segundo ele, além do treinamento com especialistas da plataforma, o evento contará com a participação de usuários reais que alavancaram seus negócios por meio do TikTok. “Vamos trazer exemplos reais e casos de sucesso. O TikTok é muito mais do que uma plataforma de vídeos, o TikTok é uma plataforma de descoberta, de conexão, de oportunidades reais. Nosso objetivo é que mais pessoas aprendam a usar essas ferramentas gratuitas para transformar suas vidas e seus negócios”, completou.
Woolley fez um convite especial para os empreendedores de Apucarana participarem da capacitação inédita da plataforma, “Convido a todos vocês para mobilizarem a cidade, para mobilizarem sua rede. Chamem seus parceiros, comerciantes e todo mundo que queira aprender mais sobre como usar o TikTok de maneira estratégica nos seus negócios.”, afirmou Woolley.