O Registro Mensal de Atendimento (RMA Família), implantado no mês de abril em cinco estados brasileiros, vem sendo monitorado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O Paraná é um dos estados escolhidos para a fase de testes e nesta terça-feira (13/08) técnicos do MDS estiveram em Apucarana para avaliar o funcionamento do novo sistema. O RMA Família é uma versão atualizada do “Cadúnico” e permite a unificação dos dados das famílias cadastradas, disponibilizando informações prévias aos atendentes e facilitando os encaminhamentos.
Hugo Miguel Pedro Nunes, coordenador de vigilância da Secretaria Nacional de Assistência Social, e Caio Nakashima, diretor de departamento da Secretaria de Avaliação de Gestão da Informação, trabalham no MDS, em Brasília. Os dois estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro Social Urbano, localizado no Parque Bela Vista. “Viemos ouvir dos gestores o que estão achando do novo sistema, se está funcionando, quais são as impressões e se precisa de aprimoramentos”, explica Nunes.
Atualmente, mais de 3.800 famílias apucaranenses estão registradas no cadastro único, que permite acessar programas como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, benefício do idoso e do deficiente, Projovem, Pronatec, Leite das Crianças, tarifa social de água e de luz. “Apesar de não ser obrigatório e de existir um período para adequação, Apucarana é um dos municípios paranaenses que mais utiliza o novo sistema. O objetivo é proporcionar um atendimento mais qualificado, a partir de um conhecimento maior das famílias cadastradas”, observa.
Nunes explica que a pessoa, ao se cadastrar, recebe um número de identificação e que é digitado no sistema para acessar as informações. “Com isso, o atendente já tem todo o histórico, sabendo qual é a estrutura familiar e se já é beneficiário de algum programa. O sistema permite também incluir novas informações, como mudanças de endereço, e acompanhar melhor a família cadastrada”, explica.
De acordo com Renan Sabino, um dos operadores do “Cadúnico” e do RMA Família em Apucarana, o sistema integra o Centro Social Urbano, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e os quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes no município. As informações sobre a família cadastrada podem ser acessadas, bem como novos dados podem ser inseridos, em qualquer um desses locais. “Foram feitas campanhas para divulgação e adesão ao cadastro único na cidade, para que os usuários pudessem ser incluídos em diversos benefícios. Com isso, houve uma grande evolução na quantidade de cadastros, alavancada especialmente pelo Programa Minha Casa, Minha Vida”, assinala.