Uma atividade teatral realizada nesta semana por alunos do 5º ano B marcou o início da programação da campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” na Escola Municipal Vida Nova. A apresentação foi um complemento de um amplo trabalho desenvolvido pelos estudantes sobre o tema “violência contra a mulher”, envolvendo produção de texto, gráficos com índice estatístico de casos de agressão a mulher mostrados em cartazes, divulgação dos telefones de socorro as vítimas, entre outros enfoques.
O teatro foi encenado ao som da música “É preciso saber viver”, dos Titãs. Os estudantes transmitiram a mensagem sobre a importância de saber fazer as escolhas na vida. Enquanto cenas mostravam o mundo de quem escolhe o mundo das drogas, meninas enfrentando a gravidez na adolescência, um lar com a presença de um pai alcoólatra e violento com a esposa e os filhos, outras incentivam o estudo e o futuro promissor daqueles que optaram por esse caminho.
A peça teatral faz parte da programação da escola em torno da campanha “Quem Ama Abraça” que está sendo desenvolvida nas redes municipal e estadual de ensino com o objetivo de combater a violência contra a mulher. Na escola Vida Nova, o teatro foi um desdobramento do projeto “Leitura nas Entrelinhas”, desenvolvido pela professora Edileusa de Oliveira, voltado à leitura de letras musicais e poemas.
A campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” é desenvolvida pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e Autarquia Municipal de Educação (AME) e conta com a parceria do Núcleo Regional de Educação e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
“Quem Ama Abraça” é uma iniciativa nacional, promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Instituto Magna Mater e pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Apucarana foi o terceiro município do Paraná a aderir à campanha, que tem foco nas escolas e busca mobilizar crianças e adolescentes para o debate e superação das diferentes formas de violência contra as mulheres.
As discussões e debates serão levados aos estudantes do 5º ano de todas as escolas municipais e do 8º ano nos colégios estaduais. Cada instituição de ensino recebe oficinas e kits de materiais, com manual para os educadores, sugestões de atividades, gibis para os alunos e DVDs com clipes musicais da campanha.