Um grupo de servidores técnicos e analistas judiciários da Justiça Federal que atuam na Vara de Apucarana e que são membros do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal e Eleitoral do Paraná (Sinjuspar) realizaram nesta quarta-feira (09/09) uma reunião com o prefeito Beto Preto. Em greve desde o dia 25 de maio, a categoria reivindica – através da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (FENAJUFE) – reposição salarial de 56% correspondente aos últimos nove anos.
Acompanhado do secretário Municipal de Governo, Othoniel Gonçalves, e do procurador jurídico, Paulo Sérgio Vital, o prefeito Beto Preto recebeu da comissão – formada por Carlos Miguel, Lucas Watanabe, Alexandre Gauza, André Teixeira e Ademir Timóteo – , uma pasta contendo as demandas do movimento e se comprometeu a contribuir com a retomada do diálogo.
“A Justiça Federal é fundamental à sociedade. Estive pessoalmente engajado na luta pela segunda Vara para Apucarana, mas infelizmente ela não veio. Como servidor público federal que sou, tenho a dizer que estou solidário ao movimento grevista. Parabéns pela firmeza. Como prefeito, comprometo-me a contribuir no que estiver ao meu alcance e para tanto vou enviar ofício e cópia deste material com as demandas da categoria aos três senadores paranaenses, especialmente à senadora Gleisi Hoffmann, e aos deputados federais mais votados em Apucarana”, disse Beto. Entre os parlamentares relacionados estão Ênio Verri, Alex Canziani, Marcelo Belinati, Edimar Arruda, Ricardo Barros e Luiz Carlos Hauly.
Há nove anos sem reposição salarial, os servidores da Justiça Federal em todo o Brasil somam cerca de 130 mil. “Importante salientar que sempre estivemos abertos ao diálogo, mas infelizmente ainda não fomos atendidos. O Governo Federal coloca como principal empecilho a crise”, observou Carlos Miguel, um dos componentes da comissão.
Ele frisa que a categoria em greve vem promovendo uma série de atividades de sensibilização. A reposição salarial de 56% solicitada pelos servidores da Justiça Federal poderia ser paga de forma flexível. A categoria aceita receber em seis parcelas semestrais. A Vara da Justiça Federal de Apucarana atende aos municípios da área de abrangência do Vale do Ivaí.