A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Autarquia Municipal de Saúde da Prefeitura de Apucarana realizou nesta quinta-feira (16/10) e prossegue nesta sexta-feira (17/10), no polo presencial da UAB, a 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Formado por oito servidores que atuam de forma voluntária, a comissão tem como objetivo zelar pela segurança e pela promoção de melhorias no ambiente de trabalho dos funcionários municipais que atuam em toda a rede pública de saúde.
“Realizamos reuniões deliberativas semanais e mantemos um diálogo aberto com a administração municipal no sentido de prevenirmos acidentes. É um trabalho silencioso, voluntário e bastante gratificante”, pontua Luciano Pereira, presidente da CIPA da AMS. Ele conta que os gestores têm sido sempre solícitos às sugestões apresentadas. “Nossas reivindicações são sempre feitas a partir da constatação do fato e a resposta por parte da direção da AMS tem sido sempre positiva”, diz.
Além dos cuidados com o ambiente no prédio central (antigo PAM), os trabalhos da CIPA abrangem ainda locais como a UPA 24 horas, SAMU 192, CAPs, NATTA, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e unidades básicas de saúde. “Verificamos sempre a existência ou necessidade de reposição dos equipamentos de proteção individual (EPIs), situação dos extintores, as condições gerais dos prédios, entre outros pontos. Contamos com um técnico em segurança no trabalho e levamos sempre orientações aos trabalhadores. No caso dos profissionais da enfermagem, por exemplo, falamos sobre o risco de acidentes com materiais perfurocortantes. Neste calor a tendência é as pessoas quererem trabalhar de sandálias, e aí alertamos para o risco de uma seringa cair e perfurar o pé podendo acarretar uma contaminação, sendo o correto um calçado fechado”, exemplifica Luciano Pereira, presidente da CIPA da AMS. “Muitas vezes os próprios servidores não têm o exato conhecimento das funções da CIPA. Vêm as melhorias mas não sabem ao certo a origem dela, de que foram viabilizadas através da CIPA”, relata.
A SIPAT, explica Luciano, tem por objetivo enraizar a importância da comissão interna, amplificar e atualizar o fluxo de informações preventivas junto aos trabalhadores. “Nesta edição estamos oferecendo palestras diversas, como de motivação (com representante do 10º BPM), ergonomia/postura (com fisioterapeuta da AMS), prevenção de acidente no ambiente de trabalho (representante do Corpo de Bombeiros), meio ambiente (diretor da cooperativa de catadores/COPAP)”, detalha o presidente de CIPA.
O mandato da atual comissão vai até dezembro. “No próximo mês já iniciaremos com o novo pleito visando a escolha da próxima composição da CIPA, com posse prevista para janeiro de 2015”, finaliza Luciano.