A expectativa para a resolução imediata de problemas e a necessidade de seguir os protocolos de atendimento normalmente geram conflitos entre os usuários e trabalhadores da saúde. Buscando minimizar o estresse e aumentar a satisfação de quem procura pelos serviços, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) iniciou nesta segunda-feira (10/08) um treinamento em comunicação e atendimento.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, participou da abertura das atividades, que estão acontecendo no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), situado na Praça Rui Barbosa. “Sabemos que os usuários chegam com o anseio de resolver rapidamente seus problemas. Estamos buscando criar um ambiente de trabalho melhor, aprimorando a comunicação, ampliando o diálogo com as pessoas e, ao mesmo tempo, respeitando os protocolos de atendimento”, pontua Beto Preto.
A capacitação – conforme o prefeito – faz parte da política de valorização do servidor, que inclui ainda a questão salarial e a contratação de novos servidores. “Já promovemos a elevação do piso dos agentes comunitários e de endemias, além da recomposição para os motoristas do SAMU e da equiparação do piso para todos os dentistas. Na semana passada, também convocamos 81 pessoas aprovadas em concurso. São 47 novos agentes comunitários de saúde e o restante em diversas funções para fazer reposições por motivo de aposentadoria e ampliar o quadro de funcionários”, reforça.
De acordo com Roberto Kaneta, diretor-superintendente da AMS, a capacitação está sendo feita com recursos do Ministério da Saúde, através do Programa Humaniza SUS. “O programa tem três focos: o usuário, os trabalhadores de saúde e a estrutura. Em Apucarana, a capacitação é direcionada para os servidores, buscando conciliar possíveis conflitos que possam surgir na relação diária com os usuários do sistema”, pondera.
Segundo Aline Daneluz Carletto, psicóloga do trabalho da AMS, a capacitação prossegue até quinta-feira, com quatro encontros que totalizam uma carga horária de 16 horas. “O treinamento envolve cerca de 140 profissionais de setores como agendamento, Programa Saúde da Família, enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, farmácias central e popular, vigilância, saúde mental, centro infantil, escola da gestante, Natta, jurídico e setor de especialidades”, enumera.
O conteúdo está sendo repassado por Rosi Neto, diretora do Sistema de Desenvolvimento Coaching, do município de Ubiratã. “Estamos reforçando habilidades no atendimento da população, adaptadas ao setor de saúde pública. O objetivo é proporcionar a integração, autoconhecimento e autocrítica, além de uma reflexão sobre o comprometimento com o resultado final. Outro objetivo é manter os trabalhadores preparados para atender os clientes do setor de saúde, diminuindo o estresse e desenvolvendo um trabalho em equipe mais harmonioso”, cita.