Técnicos da Prefeitura de Apucarana participarão de um treinamento na Junta Comercial do Paraná (Jucepar), no dia 4 de agosto, sobre o portal Empresa Fácil. A capacitação foi definida na terça-feira (28/07), durante encontro em Curitiba entre o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o presidente da Jucepar, Ardisson Nain Akel, o vice-presidente da junta, Valdir Pietrobon, e a secretária geral da entidade, Libertad Bogus.

De acordo com Junior da Femac, Apucarana aderiu junto com outros 110 municípios paranaenses ao Empresa Fácil, um programa que busca agilizar a formalização de empresas, desenvolvido em parceria pelo governo do Estado, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Jucepar.

O programa desburocratiza procedimentos de abertura, alteração e encerramento de empresas, disponibilizando o serviço pela internet (
www.empresafacil.pr.gov.br). “Apucarana aderiu ao programa e, com a implantação, surgiram várias dúvidas. O treinamento tem por objetivo tornar a utilização desta ferramenta mais efetiva, melhorando a interação dos servidores da Prefeitura de Apucarana com o portal”, frisa Junior da Femac.

O portal unificou os procedimentos, reunindo na mesma plataforma informações das esferas municipal, estadual e federal. “
Antes as informações estavam pulverizadas em cada órgão, havendo duplicidade e sobreposição de obrigações. Com o portal, há a entrada única de dados e documentos. Com isso, automaticamente as informações são distribuídas para todos os órgãos envolvidos no processo”, explica o vice-prefeito de Apucarana.

Com isso, vários procedimentos serão agilizados, evitando deslocamentos desnecessários. “Antes os documentos precisavam ser protocolados por meio físico e agora todos os órgãos estão integrados. Com a disponibilização do sistema pela internet, os órgãos envolvidos no processo interagem on-line, como Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Receita Federal, Vigilância Sanitária, IAP, Junta Comercial e Prefeitura”, cita Junior da Femac.

Publicações Recomendadas