A Autarquia Municipal de Educação (AME) deu início, nesta segunda-feira (02/02), à Semana Pedagógica das escolas e centros de educação infantil de sua rede, evento que marca a abertura do ano letivo 2015 na cidade de Apucarana.
Durante toda a manhã, cerca de mil educadores municipais – entre diretores, coordenadores, orientadores, professores e assistentes infantis – estiveram reunidos no clube de campo Água Azul, onde participaram de uma breve confraternização e assistiram a uma palestra motivacional com o renomado escritor e conferencista Gilclér Regina.
Enquanto isso, os demais servidores – merendeiras, auxiliares de serviços gerais e secretários escolares – reuniram-se no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) onde receberam as principais orientações para a volta às aulas e passaram por formação continuada.
Segundo a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, o objetivo da Semana Pedagógica, que segue até o próximo dia 06, é proporcionar a todos os servidores envolvidos com a educação municipal momentos de reflexão sobre temas como a “Educação Integral”, o “Projeto Político Pedagógico”, a “Gestão Democrática Participativa”, a “Avaliação Ética e a Recuperação de Estudos”, o “Plano de Trabalho Docente” e o “Plano Municipal de Educação” , além de planejar as atividades do ano letivo 2015.
“Na semana passada, nós já deliberamos sobre esses assuntos com os gestores das unidades escolares, em um encontro de dois dias realizado na chácara Recanto Sossego, mas agora pretendemos expandir o debate também para os demais servidores da rede”, disse Marli, que acrescentou ainda estar bastante satisfeita com a receptividade de todos. “É uma imensa alegria encontrar todo o nosso grupo da educação animado para o início de mais um ano letivo e empenhado em programá-lo da melhor forma possível”.
O prefeito Beto Preto, presente na abertura dos trabalhos, fez questão de dar as boas vindas aos educadores e parabenizar a AME pela iniciativa da Semana Pedagógica. “Essa é uma grande oportunidade de agregar os nossos companheiros e afinarmos as estratégias, a fim de recebermos no próximo dia 09 os mais de dez mil alunos da rede com todo o carinho e respeito que eles merecem”, afirmou.
Beto Preto ainda frisou que alunos e professores serão surpreendidos na volta às aulas. “Eles encontrarão suas escolas e CMEIs dotadas de mobiliários e quadros de giz novos, televisores com entrada USB em todas as salas, aparelhos de Data Show disponíveis, entre outros investimentos. Porque nós compreendemos que educação integral não é apenas pela extensão de carga horária, mas também passa por um currículo de qualidade e por infraestrutura adequada”, finalizou.