Estimular a preservação é o foco da “Semana das Águas”, lançada ontem pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em solenidade realizada no salão nobre do Polo da Universidade Aberta do Brasil. Alunos do Ensino fundamental e médio das redes municipal e estadual de Apucarana participarão de um concurso cultural, nas modalidades de desenho, redação e fotografia, tendo a água como tema central.
A campanha será desenvolvida de 19 a 24 de novembro e prevê ainda um fórum de discussões com a comunidade e o plantio de mudas nativas em área de preservação permanente, na unidade de conversação da Colônia Mineira.
Uma parceria firmada entre a Sema e a Secretaria Municipal de Educação viabilizou o concurso, como alternativa para estimular os jovens a cuidarem dos bens essenciais à vida. Os alunos do Ensino Fundamental, do 2º ao 5º ano participarão na categoria desenho e concorrerão a troféus e uma bicicleta. Da 6ª à 9ª série, os alunos concorrem com redações e o prêmio é um tablet. Já os estudantes do Ensino Médio irão apresentar trabalhos fotográficos e o primeiro colocado terá como prêmio uma câmera fotográfica digital. As inscrições do concurso serão feitas nas escolas.
No lançamento da Semana das Águas o secretário do meio, Itamar Gomes de Oliveira lembrou que Apucarana é privilegiada por ter ligações com as bacias hidrográficas do Pirapó, Ivaí e Tibagi. “Ao mesmo tempo, temos maior responsabilidade pela necessidade de conscientizar a todos sobre a importância da preservação”, assinalou Itamar, acrescentando que “a água é essencial para a vida”.
Conscientização de crianças e jovens
O secretário da Educação, Fernando José de Freitas, defendeu o uso racional da água e destacou o trabalho de conscientização que está sendo intensificado entre as crianças e os jovens. “Os cidadãos do futuro terão ainda mais dificuldade de acesso a água, portanto todos devem estar engajados na preservação dos mananciais”, frisou.
A chefe do Núcleo Regional de educação, professora Maria Onide Balan Sardinha enalteceu a proposta do concurso, que contribui para difundir as condutas de preservação no âmbito escolar.
Vilmar Fonseca, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, disse que a educação ambiental deve começar desde cedo, incentivando as crianças e jovens a aprenderem a preservar o meio ambiente. O promotor fez questão de destacar a atuação da Secretaria do Meio Ambiente em Apucarana. “Em 16 anos de Ministério Público este é o primeiro município onde encontro uma secretaria atuante e voltada para a proteção do meio ambiente”, destacou, acrescentando que é difícil encontrar isso em outras regiões do Estado.
O vice-prefeito Junior da Femac, representando o prefeito Beto Preto que cumpre agenda em Brasília, também teceu elogios à atuação da Sema e pela parceria firmada com a Secretaria da Educação. “Estamos desenvolvendo um trabalho que trará conseqüências positivas no futuro”, assinalou.
Junior aproveitou para lembrar que a atual gestão assumiu com apenas 13 garis e que nos próximos dias será concluída uma licitação para a contratação do serviço, visando ampliar o atendimento para toda a cidade. “Precisamos criar uma cultura da limpeza, mobilizando toda a comunidade para evitar lixo nas ruas e calçadas”, conclamou o vice-prefeito.