Convidado pelo Ministério do Meio Ambiente, o secretário municipal do Meio Ambiente de Apucarana, Ewerton Pires, participou hoje (13) como palestrante do Seminário “Instrumentos Econômicos nas Políticas Ambientais: Experiências Brasileiras”, realizado em Brasília. Ewerton abordou o tema “Pagamentos por Serviços Ambientais”, falando sobre aspectos positivos e pontos falhos da experiência de Apucarana com o Projeto Oásis.

Como complemento da sua fala, Pires apresentou o novo Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais, o TERRA FORTE: Produtor de Água, que está sendo desenvolvido atualmente junto aos produtores rurais.

“Nesse novo projeto, propomos uma maior universalização do acesso aos recursos, atingindo um número maior de produtores, pautando os procedimentos de seleção e acompanhamento em bases técnicas, em conformidade com a atual legislação ambiental (Novo Código Florestal)”, explica o secretário.

Durante o debate promovido durante o seminário, Pires destacou a importância de se estabelecer critérios técnicos de valoração das práticas conservacionistas na propriedade, promovendo ganhos ambientais significativos, e não utilizando o projeto como um instrumento apenas político. O secretário apresentou ainda o Projeto TERRA FORTE: Conservação. “Nesse projeto, daremos apoio técnico aos proprietários rurais que desejarem criar Unidades de Conservação, na modalidade Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), o que resultará em aumento da área preservada em Apucarana, bem como o aumento dos repasses do ICMS Ecológico. Parte da arrecadação do ICMS Ecológico será repassada aos proprietários rurais participantes”, detalha.

O prefeito Beto Preto destaca a qualificação do atual secretário do meio ambiente em sua gestão. “Apucarana agora tem um profissional com reconhecimento no meio científico à frente desta pasta. Os resultados já estão aparecendo e toda população só tem a ganhar com isso”, afirma Beto Preto.

Geógrafo, formado pela Universidade Estadual de Londrina, em 2005, Ewerton Pires é mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento (UEL/2008). É especialista em Direito Ambiental (UNOPAR/2011). Atualmente cursa especialização em Engenharia Ambiental e doutorado em Geografia (UEL). Ewerton é professor universitário desde 2007 (UEL, FAP, UNOPAR, FACNOPAR), ministrando aulas na temática ambiental para cursos de graduação e pós-graduação. “Minhas pesquisas acadêmicas versam sobre planejamento urbano-ambiental, análise e gestão ambiental, interrelações entre meio ambiente e saúde”, observa.

Publicações Recomendadas