A nova sede do escritório regional do Sebrae, que está sendo considerada uma das melhores estruturas no Paraná, foi inaugurada nesta quarta-feira (10/12). O espaço, localizado na Avenida Irati (em frente ao Ginásio Lagoão), proporcionará maior funcionalidade e comodidade no atendimento de micro e pequenos empresários. O Sebrae de Apucarana abrange 17 municípios da região e atende de 3 a 4 mil empreendedores.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, de João Paulo Koslovski, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, de Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae-PR, Heverson Feliciano, gerente regional do Sebrae no Norte do Paraná, Jonas Bertão, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampepar) e Junior Serea, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).
O prefeito de Apucarana destacou a importância do Sebrae, tanto para órgãos públicos como para micro e pequenos empreendedores. “Os gestores públicos são parceiros e necessitam do conhecimento do Sebrae. O mesmo acontece com os negócios que estão começando ou buscando a sustentabilidade”, frisa.
Beto Preto afirma ainda que, com a elevada carga tributária, muitas empresas correm o risco de sucumbir. “Mas o Sebrae está aí para mostrar caminhos e para abrir portas. Apucarana tem uma economia diversificada e bastante baseada nas pequenas iniciativas. Por isso, precisamos muito do Sebrae, que é a casa do pequeno empreendedor”, reforça Beto Preto.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR salienta que Apucarana é uma cidade-polo, com grande potencial de crescimento. “É uma economia que merece ter a sustentação das atividades do Sebrae, para levar os ensinamentos para um grande grupo de pessoas e socializando as informações”, frisa Koslovski, lembrando que o Sebrae tem 18 escritórios no Estado e a unidade de Apucarana que foi inaugurada é uma das mais bem estruturadas do Paraná.
Koslovski afirma que o novo espaço dinamizará ainda mais o trabalho do Sebrae, ajudando no estímulo aos pequenos negócios e na geração de empregos e de renda. De acordo com ele, 30% do PIB brasileiro vêm das micro e pequenas empresas, mas ainda falta no País a consolidação de uma cultura empreendedora. “Nos Estados Unidos, de quatro pessoas que estão na universidade três querem ser empreendedoras. Precisamos incutir isso nos jovens brasileiros, incentivando-os a investir no processo de ser empresário, de ser empreendedor”, avalia.
O diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, lembra que o Sebrae se instalou em Apucarana em 1993, inicialmente como ponto de atendimento, e atualmente ocupava duas salas no Edifício Palácio do Comércio, cedidas pela Acia e que abrigavam o escritório regional. “Estamos instalados em Apucarana há mais de 20 anos e a Acia muito bem nos atendeu. Porém, a demanda, os eventos e o número de empresários aumentaram e houve a necessidade de ampliar nossa estrutura”, contextualiza.
Tioqueta também fez a apresentação dos cinco funcionários que trabalham no escritório – dois consultores, dois assistentes e um estagiário. O prédio, com cerca de 500 m2, é locado e foi totalmente adaptado às necessidades do Sebrae, com ampla área para atendimento, duas salas para consultorias personalizadas, sala de treinamento com capacidade para 50 pessoas e auditório que comporta até 120 empreendedores sentados. Além disso, o escritório, agora localizado em loja térrea, facilitará o acesso dos clientes e parceiros às instalações, ao mesmo tempo que reforça e amplia a visibilidade da marca.