Com investimentos da ordem de R$ 106 mil, a Autarquia Municipal de Saúde recebeu hoje (28/03) dez novos equipamentos de refrigeração para oito postos de saúde e a central de vacinas, destinados ao acondicionamento de imunobiológicos, atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde. O prefeito Beto Preto disse, ao receber os equipamentos, que este é mais um passo na melhoria no atendimento na área de saúde, garantindo maior segurança de armazenagem e conservação de vacinas. Ele anunciou ainda que nas próximas semanas a AMS abrirá nova licitação para aquisição de outro lote de refrigeradores.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, explicou que os novos equipamentos irão substituir as atuais geladeiras domésticas instaladas nas unidades básicas de saúde. “Com estes modernos refrigeradores, teremos maior segurança na armazenagem de vacinas nos postos de saúde, pois dispõem de baterias que garantem 24 de funcionamento em caso de queda de energia. Além disso, um alarme é acionado junto a uma central de monitoramento quando houver falta de energia”, detalhou Kaneta.
De sua parte, o prefeito Beto Preto assinalou que investimentos em equipamentos de alta performance garantem maior segurança de armazenagem e conservação de vacinas. “É mais um avanço na modernização do sistema de saúde de Apucarana, proporcionando um atendimento ainda melhor à população. Este é mais um passo que estamos dando neste setor e vamos investir mais, pois este é compromisso assumido e cumprido no dia-a-dia de nosso trabalho à frente da administração municipal de Apucarana”, salientou o prefeito, acrescentando que, nos próximos dias será aberta a licitação para a compra de outros 21 refrigeradores, a serem instalados em outras unidades da rede básica de saúde.
O supervisor de Vigilância Epidemiológica, Luciano Pereira da Silva, informou que dois refrigeradores, de 400 litros, foram instalados na Central de Vacinas da Autarquia Municipal de Saúde. Os menores, com capacidade de armazenagem de 120 litros, serão encaminhados às UBS Maria do Café, Romeu Milani, Bolivar Pavão, Marcos Mascaro, Antônio Sachelli, Leopoldo Hartwig Júnior, Raul Castilho e Takaiti Myadi, substituindo os atuais refrigeradores domésticos.