Cerca de 500 trabalhadores da saúde estão participando nesta segunda-feira (28/09) da 6ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento acontece ao longo do dia no Cine Teatro Fênix e conta com palestrantes renomados nacionalmente, como Edson Rios e Fábio Fernandes.
“Graças ao apoio que recebemos da Prefeitura e da diretoria da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) conseguimos contratar esses palestrantes. A Sipat é um evento anual que busca conscientizar os nossos trabalhadores para o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, garantindo a saúde dos nossos colaboradores”, frisa Mário Augusto Vieira dos Santos, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da AMS.
A semana de prevenção de acidentes, que prossegue até sexta-feira, contará ainda com treinamentos de combate a incêndios nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O trabalho de prevenção é contínuo ao longo do ano. Estamos, gradativamente, entregando Equipamentos de Proteção Individual nos setores e desenvolvendo outras ações visando a segurança no trabalho”, pontua Vieira.
O técnico em segurança do trabalho da AMS, Maurício Giacomini, lembra que recentemente agentes comunitários de saúde, agentes da vigilância sanitária, agentes de combate a endemias, motoristas e auxiliares de serviços gerais receberam novos equipamentos de segurança. “E, a partir de outubro, vamos fazer a recarga de 120 extintores nas unidades de saúde, além de promover a substituição dos EPIs da equipe que trabalha com o fumacê”, reforça Giacomini.
O vice-presidente da CIPA, Éder Rosseti, ressalta ainda outros avanços que promovem a saúde do trabalhador e ajudam a evitar acidentes, como a troca de veículos e de ambulâncias e a realização de exercícios laborais. Rosseti destaca ainda que comissão conquistou recentemente uma sala para o desenvolvimento das atividades. “Fica no antigo setor de ambulâncias, onde estamos à disposição dos servidores para tratar das questões relacionadas à segurança do trabalho”, reforça Rosseti, informando que o ramal para contato é o 3040 e o e-mail é o cipaams@gmail.com.