Durante o mês de março, a rede de atenção básica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana desenvolveu uma campanha junto às mulheres, com vistas à realização de exames preventivos de câncer de colo uterino e mamografia, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 daquele mês. E os resultados foram expressivos, mostrando a preocupação das mulheres com a saúde. Conforme o relatório divulgado hoje (19/04) pela Estratégia de Saúde da Família, foram realizados 1.328 exames de colo de útero e 453 mamografias, além de 843 exames clínicos de mama (auto-exame). Foram ainda registradas 65 primeiras coletas, envolvendo mulheres menores de 25 anos.
O coordenador da Estratégia Saúde da Família, enfermeiro Amós Leandro Antunes, explicou que “o exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença”. Ele enalteceu a postura das pacientes que procuraram as unidades de saúde para a realização dos exames programados. “Quando diagnosticada na fase inicial, as possibilidades de cura da doença alcançam a 100%”, relata o enfermeiro, recomendando que ainda não realizaram o exame preventivo a procurarem as unidades de saúde.
No tocante ao câncer de mama, ele é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O coordenador lembrou que não existe uma causa definida para esta doença, mas existem algumas situações de risco, como ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa e exposição à radiação ionizante (tipo de radiação presente na radioterapia e em exames de imagem como raios X, mamografia e tomografia computadorizada), além do tabagismo. Quanto à prevenção, o enfermeiro diz que “de modo geral, baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis”.
SINTOMAS – No caso do câncer de colo do útero, é uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.
Com respeito ao câncer de mama, a principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sinais e sintomas são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas, detectados pela mulher quando da realização do auto-exame.
NÚMEROS – O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima que ainda este ano serão detectados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil; e 16.340 novos casos de câncer de colo do útero.