O Departamento de Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana realiza no próximo dia 7 (quinta-feira), na sede da Associação dos Funcionários Municipais (AFAP), um encontro para discutir e formular o Planejamento Estratégico para a Educação Permanente, com vistas a educação popular em saúde. O evento, destinado a todos os servidores ligados à saúde mental, é uma iniciativa do departamento e da Superintendência Administrativa da AMS.

A coordenadora do Departamento de Saúde Mental, enfermeira em saúde mental Lilian Ferreira Domingues, explica que “a educação permanente em saúde tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde, partindo da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser transformado”.

Segundo a coordenadora, o encontro desta quinta-feira trará ao centro dos debates a necessidade de estabelecer a forma de atuação dos trabalhadores do Departamento de Saúde Mental, com vistas a qualificar o cuidado e atenção básica à população. Tomando por base o que preconiza o Ministério da Saúde sobre o tema, ela lembra que “na proposta da Educação Permanente em Saúde, a mudança das estratégias de organização e do exercício da atenção, da gestão, da participação ou da formação é construída na prática de equipes, trabalhadores e parceiros, devendo considerar a necessidade de implementar um trabalho relevante, de qualidade e resolutividade”. Lilian Domingues completa que as “demandas para qualificação ou especialização são demandas para a promoção de pensamento e ação”.

Publicações Recomendadas