A Escola da Gestante começou a disponibilizar, hoje (12), vacina contra gripe para mulheres grávidas que recebem atendimento no local. Autarquia Municipal de Saúde (AMS) adotou a medida em resposta ao baixo índice de adesão deste grupo prioritário na campanha nacional de vacinação que entrou hoje no seu 26º dia.
A Escola da Gestante atende no momento cerca de 900 mulheres, com uma média de 60 atendimentos ao dia, de segunda a sexta-feira. “Vamos verificar caso a caso, através da carteirinha de controle dos serviços da escola, se a gestante está com a vacinação em dia. As que não ainda não se imunizaram contra a gripe receberão a vacina aqui mesmo”, informa a coordenadora da Escola da Gestante, Maria Aparecida Moreira das Neves.
O número de mulheres grávidas vacinadas contra gripe até agora é de 552, dentro de uma população estimada de 1.353. O percentual é de 40,80%, representando a segunda menor cobertura vacinal. No grupo das crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) o índice é de apenas 34,48%.
“As gestantes ficam mais suscetíveis a infecções, como gripes e resfriados, devido a um mecanismo do organismo que baixa ligeiramente as defesas imunológicas para não haver rejeição ao feto. Por isso há risco maior de adquirir a gripe e suas complicações”, orienta o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
DIA D – A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril e termina em 26 de maio. Amanhã, no dia de mobilização nacional, chamado de Dia “D”, a vacina vai estar disponível, entre 8 e 17 horas, em 26 das 28 UBSs da cidade. As exceções são as localizados no Interlagos e Jardim Milani.
Nos demais dias, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas, a vacinação é oferecida em todas as UBSs com sala de vacina. Apenas seis não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênia, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jadim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha;  UBS Joice Dias Piza, do Recanto do Lago; e UBS Calil João Miguel, Núcleo Habitacional Castelo Branco.
 

Publicações Recomendadas