Com 26 pontos de vacinação à disposição da população entre 8 e 17 horas, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) realiza amanhã (12) o DIA D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A abertura oficial da mobilização será realizada, às 9 horas, na Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, no Jardim América, com a presença de autoridades municipais e direção da AMS.
Além das 23 UBSs que estão disponibilizando a vacina desde o início da campanha, no dia 23 de abril, amanhã outras três ficarão abertas para imunizar a população. Trata-se das UBSs Eliane Mazur, no Jardim Interlagos; João Marioto, na Vila Formosa; e Julia Reczkowski, no Núcleo Habitacional Marcos Freire.
Com a meta de vacinar 38.857 pessoas, AMS divulgou hoje (11) o balanço dos primeiros 18 dias da campanha de vacinação contra a gripe em Apucarana. Entre os dias 23 de abril e 10 de maio foram aplicadas 18.968 doses, atingindo a 49% do público alvo no município.
Dentro dos grupos prioritários, os idosos, seguidos dos trabalhadores da saúde, estão com a maior cobertura vacinal, de 64,92% e 64,40%, respectivamente.
Na sequência vêm as puérperas (até 45 dias pós-parto), com 55,50% da cobertura, seguidas de perto pelas gestantes, com índice de 51,37%. Os professores, por sua vez, somaram 46,63%, enquanto os portadores de doenças crônicas estão com 39%. O grupo das crianças é o que registra menor percentual, com apenas 26,07%.
“Amanhã, no DIA D, com 26 Unidades de Saúde oferecendo a vacina o dia todo, é uma grande oportunidade para a população se imunizar e assim melhorarmos ainda mais estes índices de cobertura vacinal. Busque o local de vacinação mais próximo de sua casa e atenda essa mobilização de prevenção contra a gripe”, conclama o prefeito Beto Preto.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, informa que uma grande estrutura foi organizada para atender a população no DIA D da campanha de Vacinação, lembrando que apenas duas UBSs, a Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; e Philipe Weckewerth, no Jardim Milani, não estarão abertas neste sábado. “É muito importante que todos se imunizem, mas lançamos em chamamento especial aos pais diante a baixa procura no grupo das crianças. Cumpram mais esse cuidado especial de prevenção de doenças na vida de seus filhos. Vacinem suas crianças contra a gripe”, orienta Kaneta.
Formam os grupos prioritários da campanha contra a gripe as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior). Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.
META VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM APUCARANA – 38.857 pessoas
IDOSOS: 15.227
CRIANÇAS: 7.299
GESTANTES: 1.273
PUÉRPERAS: 209
PROFESSORES: 1.619
TRABALHADORES DA SAÚDE: 1.983
PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: 11.247
 
 
 
 

Publicações Recomendadas