Com a meta de imunizar 35 mil pessoas, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) iniciou hoje(22) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A vacina está disponível de segunda a sexta-feira nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacina, além do Núcleo de Atenção, Testagem e Triagem de Apucarana (NATTA) e Escola da Gestante, com horário de atendimento entre 8 e 16h30, até o próximo dia 9 de maio.
O dia “D” da campanha, no próximo sábado (26), será lançado oficialmente com uma solenidade às 8 horas, no posto de saúde Ana Maria Pepato, no Jardim Trabalhista, como a presença do prefeito Beto Preto. Neste dia, todos os postos de saúde vão disponibilizar a vacina à população, entre 8 e 17 horas.
A campanha é voltada para os grupos que são mais vulneráveis às complicações da gripe. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os quais devem apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado — H1N1, H3N2 e influenza B —, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante o público alvo buscar a vacina o quanto antes por que a imunidade ocorre 15 dias após a vacinação. A saúde de Apucarana está mobilizada para que a meta do município seja atingida o mais breve possível”, conclama o prefeito Beto Preto.