A Estratégia Saúde da Família (ESF) da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) tem um novo superintendente. A convite do prefeito Beto Preto e do secretário de Saúde, Roberto Kaneta, assume a função a partir desta quinta-feira (28/05) o médico Odarlone Orente. Com especialização em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Orente é servidor de carreira do município desde 2011 atendendo na Unidade Básica de Saúde Marcos Sanches Mascaro, no Núcleo Habitacional Parigot de Souza, e também junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Até então, a superintendência da ESF vinha sendo ocupada pela enfermeira Lilian Spaciari, que pediu desligamento da função em virtude de mudança de cidade onde desenvolverá novos projetos. “Quero agradecer a ela pela postura profissional dedicada à saúde de Apucarana nestes pouco mais de dois anos e desejar sucesso em seus novos desafios. E ao mesmo tempo agradecer ao Dr. Odarlone por aceitar o nosso convite e desejar muita sorte na condução dos trabalhos. É um profissional com perfil conciliador e tenho a certeza de que vai contribuir muito com o aprimoramento do programa”, pontuou o prefeito Beto Preto.

Ele destaca que ainda com o nome de Programa Saúde da Família (PSF), Apucarana foi a primeira cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes a implantar a iniciativa federal do médico familiar e atingir mais de 70% de cobertura da população. “Isto aconteceu há 15 anos, momento em que eu respondia pela Secretaria da Saúde e o Roberto Kaneta era o coordenador do PSF”, lembrou.

O novo superintendente assume uma estrutura formada por 350 servidores, divididos em 38 equipes e quatro Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). As equipes são compostas por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, motoristas. “Vamos enveredar todos os esforços, com ousadia, para aprimorar os pontos que precisam, garantindo à população o melhor dentro da atenção básica, intensificando as visitas domiciliares e outras ações com vistas a evitar o acúmulo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, anunciou Dr. Odarlone Orente.

Publicações Recomendadas