A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou hoje (06/05) que duas pessoas morreram em Apucarana, vítimas da Gripe Influenza, conforme laudos divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Há, ainda, o caso de uma criança de seis anos, confirmado de H1N1, mas que recebeu alta médica após tratamento médico. Os exames realizados pelo Lacen também descartaram dez casos suspeitos, restando ainda nove a serem divulgados. A Autarquia Municipal de Saúde espera para os próximos dias os resultados de material coletado em oito pacientes que apresentaram sintomas da doença.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, Roberto Kaneta, explicou que as duas pessoas mortas apresentavam problemas de saúde, agravados em conseqüência da Gripe Influenza. Kaneta lembra que houve a coleta de material em 22 pacientes com sintomas da doença. “Estamos no aguardo do resultado dos exames dos demais pacientes e esperamos sejam negativos, ou seja, não contraíram a doença”, completa o diretor presidente.
O H1N1 é um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.