A Prefeitura de Apucarana está intensificando o processo de padronização visual dos veículos, com o objetivo de que a frota seja facilmente identificada pela população. O trabalho iniciou pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e, paulatinamente, se estenderá para os demais setores da administração pública municipal. Nesta sexta-feira (19/12), o prefeito de Apucarana conferiu a identificação feita nos 60 veículos utilizados diariamente pela saúde, em ato realizado em frente ao prédio da AMS.
De acordo com o prefeito, toda a frota da saúde passou por uma avaliação e cinco veículos – considerados inservíveis – serão encaminhados para leilão público. “É um trabalho amplo, de revisão, manutenção preventiva e de renovação da frota. Dos 60 veículos que foram plotados, 10 são novos e somaram investimentos de R$ 700 mil, dos quais R$ 620 mil são de recursos do próprio município”, frisa Beto Preto
O prefeito de Apucarana afirma que o processo de renovação da frota terá continuidade. “Já temos duas novas ambulâncias que estão sendo licitadas e, junto ao Ministério da Saúde, buscaremos também renovar as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, frisa Beto Preto.
Entre os 60 veículos plotados, estão 25 carros baixos, 12 ambulâncias, 9 kombis, 3 microônibus, 4 pick-ups e 7 motos. “Cada veículo foi personalizado com as logos do Município e da Autarquia Municipal de Saúde, possuindo ainda a identificação do serviço a que este veículo está vinculado”, explica o secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta, citando que a padronização abrange programas e serviços, como o Estratégia Saúde da Família, controle de endemias, vigilância, Samu, Natta e Casa da Gestante, entre outros.
Kaneta avalia que a padronização contribuirá na gestão da qualidade do transporte de usuários do sistema de saúde. “É algo já praticado por muito tempo por instituições privadas e públicas, como o corpo de bombeiros e a polícia. Melhora o controle da frota e permite que a população identifique facilmente quais são os veículos que prestam serviços de saúde”, pontua.